Windows 10: como navegar pela Loja de aplicativos em seu PC ou tablet

2 min de leitura
Imagem de: Windows 10: como navegar pela Loja de aplicativos em seu PC ou tablet

O novo sistema operacional da Microsoft está em fase de testes – também pudera: a ousada proposta da companhia fundada por Bill Gates é unificar as plataformas PC, tablet e smartphone por meio de um único software (entenda).

Significa que os programas que rodam junto do Windows 10 também estão em versão Beta; nem todos os recursos dos apps funcionam neste momento. Mas colocar as principais ferramentas do mais novo OS à prova já é possível (veja aqui, por exemplo, como usar o Xbox LIVE em seu computador atualizado; saiba como instalar o Windows 10 nesta página).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entretanto, como, afinal, rodar os mais populares aplicativos compatíveis com o novo sistema operacional da Microsoft? Acompanhe estas dicas e saiba como dominar o app Loja em seu desktop ou tablet. Atenção: as configurações da extensão não estão disponíveis para personalização, uma vez que somente a edição Beta do programa foi liberada.

Passo 1 – Acesse o app

Você pode abrir o aplicativo de pelo menos três formas: digite “Loja” na caixa de diálogo da assistente pessoal Cortana, selecione o programa por meio do Menu Iniciar ou clique sobre o ícone da extensão, que poderá estar disposto na Barra de Tarefas do Windows 10.

Nota: para que os aplicativos exibidos por Loja possam ser devidamente instalados, uma assinatura junto ao programa Insider deverá estar ativa (saiba mais aqui).

Passo 2 – Selecione um programa

Uma vez aberto o app, basta selecionar um dos programas exibidos pela lista, clicar sobre o ícone do software e instalá-lo. Nenhum tipo de conhecimento avançado é requerido para que uma navegação fluida seja feita. Explorar a Loja é também ação fácil: seções dividem os aplicativos em diversas categorias, o que facilita a seleção dos serviços.

Clique, por exemplo, sobre o botão “Categorias de aplicativos” localizado à direita ao app e consulte o conteúdo disposto, em ordem alfabética, relacionado a compras, crianças e família, design multimídia, educação, esportes, entretenimento e tantos outros. Encontrar um software por meio da ferramenta de pesquisa é outra opção.

Passo 3 – Instalação de aplicativos

Encontrou seu aplicativo? Clique sobre ele e, na tela aberta, inicie a instalação em “Gratuito” – programas pagos estarão sob a tag “Próprio”. O download do app será exibido por um ícone na parte superior de Loja; finalizada a instalação, consulte o Menu Iniciar e pronto!

....

A personalização das configurações do aplicativo Loja ainda não está disponível nesta versão Beta. Apesar de não ser possível fazer grandes ajustes no layout do serviço, as limitações do software não inviabilizam o uso do programa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.