Duolingo: como usar o aplicativo para aprender novos idiomas

2 min de leitura
Imagem de: Duolingo: como usar o aplicativo para aprender novos idiomas

O Duolingo é um dos apps mais utilizados no mundo para aprender um novo idioma. Recentemente atualizado, o aplicativo é gratuito — com algumas compras in-app — para iOS, Android e Windows Phone.

Os usuários costumam gostar do Duolingo pela facilidade no aprendizado. Ele mescla a educação com elementos de games, como corações (vidas) e prêmios. Agora, vamos ensinar como você baixa o aplicativo e começa a aprender uma nova língua, seja inglesa ou espanhola.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Primeiro passo

Vá até a loja de apps do seu sistema operacional e baixe o Duolingo. Ele é gratuito para Android, iOS e Windows Phone. Também existe a sua versão web.

Segundo passo

Depois de abrir o app, uma tela inicial será aberta. Selecione "Começar Agora".  Depois disso, você receberá duas opções de cursos para realizar: "Inglês" e "Espanhol". Escolha o que deseja aprender agora.

Terceiro passo

Agora é a hora de escolher sua meta diária. Ou seja, quanto tempo de aprendizado por dia você deseja. Escolha entre Casual, Regular, Forte e Insano — pode ser alterado futuramente.

Quarto passo

Na tela principal do app, vá até os três pontos cinza no canto superior e toque em "Criar um perfil". Basta preencher a tela seguinte com seus dados ou entrar com seu perfil do Facebook ou Google+.

Quinto passo

Voltando para a tela principal, você tem duas opções: "Você é iniciante?", para começar com as perguntas básicas; e "Já sabe alguma coisa do idioma?", para testar seu nível de conhecimento e o app entender como será o ensino para você. Escolha a que você acredita ser melhor para o seu nível no idioma.

Sexto passo

Se você escolheu "Você é iniciante?", o app lhe dará o caminho das pedras para o novo idioma com alguns exemplos de fácil assimilação. Caso tenha escolhido "sabe alguma coisa do idioma?", serão feitas diversas perguntas para avaliar seu desempenho — o teste tem uma média de 5 minutos.

Sétimo passo

Você está pronto para iniciar os seus estudos. Para reforçar lições anteriores e aperfeiçoar o novo idioma, você pode clicar no símbolo de "halteres" na parte superior da tela.

Oitavo passo

No menu, todas as "bolas" douradas são os desafios que você já completou e, por enquanto, não é necessário refazer. As "bolas" vermelhas são os próximos desafios para passar de nível. Já as cinzas são inacessíveis — você precisa ganhar pontos para acessá-las.

Nono passo

Na aba "Amigos", ao lado de "Aprender", você pode adicionar outros usuários do Duolingo e participar de competições junto com eles.

Décimo passo

A cada conquista você recebe 1 lingot, que é a moeda do app. Com ele, você pode comprar novos corações — que são perdidos ao falhar em uma lição — e coisas como cantadas em inglês e espanhol.

Último passo

Para variar um pouco, se você clicar nos três riscos na parte superior esquerda da tela inicial, é possível adicionar um outro curso no app. Ou seja, se você faz inglês, é possível adicionar espanhol também.

Agora que você já sabe como mexer no Duolingo, faça o download e aprenda novos idiomas — ou treine um pouquinho para não ficar enferrujado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.