Programas que não são baixados por meio do site de desenvolvedores costumam oferecer aos usuários aplicações extras durante o processo de download. E diversas ferramentas podem ser instaladas como extensões de navegadores ou até mesmo como aplicativos para o próprio sistema Windows.

Às vezes por falta de tempo ou por mera desatenção, estes apps acabam atrapalhando experiências de navegação ou de uso de um determinado sistema operacionalMas evitar que programas assim sejam adicionados à sua biblioteca é tarefa fácil.

Neste tutorial, você vai aprender a desinstalar o motor de busca Astromenda. Importante mencionar que, apesar de tratarmos aqui de uma aplicação em especial, o método de remoção descrito a seguir pode ser usado para a desinstalação de grande parte de softwares indesejados.

Antes de consultar o processo de remoção de Astromenda, vale destacar ações que podem prevenir usuários da instalação de apps extras durante o download de programas.

  • Baixe softwares a partir de sites confiáveis 
  • Leia cada uma das permissões solicitadas pelo serviço
  • Atente para as condições de uso do programa
  • Deixe seu antivírus atualizado e ativado durante quaisquer downloads

Feitos estes esclarecimentos, é hora então de listarmos as formas de remoção de Astromenda – programa que pode aparecer sob a forma de extensão de navegadores ou como ferramenta instalada junto ao próprio Windows.

Remova-o de seu Google Chrome

Assim que instalado, Astromenda irá alterar o motor de pesquisas de seu navegador. Para removê-lo de seu Google Chrome, basta excluir o app do campo de extensões do browser. Clique sobre o ícone representado por três barras horizontais, opção localizada à esquerda do canto superior da página.

Em seguida, abra a janela “Configurações”. Acesse o campo “Extensões”, selecione o aplicativo “Atromenda” e clique sobre a lixeira; esta ação fará com que o programa seja excluído de seu navegador – use esta interface para gerenciar seus outros apps.

Agora, desinstale-o do Firefox

Instalou acidentalmente Astromenda em seu Mozilla Firefox? Clique também sobre o ícone localizado à esquerda de seu navegador, acesse a opção “Complementos” e aperte o botão “Desativar”. Pronto. Seu motor de buscas deverá passar a adotar suas configurações nativas.

Internet Explorer

O processo de exclusão da extensão junto ao Internet Explorer é semelhante aos demais métodos. Acesse a opção de configurações, campo ilustrado pelo ícone de uma engrenagem, clique sobre “Gerenciar Complementes” e então vá até a aba “Provedores de Pesquisa”; clique em “Remover” para que Astromenda não mais seja usado em seu browser.

Exclua Astromenda de seu Windows

Em seu Windows 7, clique sobre o Menu Iniciar e acesse o campo “Painel de Controle”.  Aberta a nova aba, a opção “Programas e Recursos” deverá ser acionada. Uma lista com todos os softwares instalados em sua máquina será então aberta.

Encontre “Astromenda” em sua biblioteca, clique com o botão direito sobre o programa e escolha a ação “Desinstalar”. Feito isso, o aplicativo deverá ser permanentemente excluído de seu sistema.

Limpe os registros de sua máquina

Apesar de ser possível remover Astromenda de navegadores e sistema, pode ser que resquícios da aplicação ainda permaneçam em sua máquina. Para que quaisquer traços do programa sejam apagados de seus sistema, ferramentas de limpeza podem ser usadas.

Por meio deste link, várias opções de softwares capazes de otimizar o desempenho de seu computador podem ser consultadas. Como recomendações, dois links serão listados:

....

Dicas sobre como melhorar o desempenho de seu computador podem ser conferidas por aqui. Tutoriais sobre como desinstalar programas que não contam com instaladores ou sobre como remover widgets de seu sistema são elencados por esta página.

Cupons de desconto TecMundo: