Google Imagens: como descobrir a fonte original de uma imagem

1 min de leitura
Imagem de: Google Imagens: como descobrir a fonte original de uma imagem

Vamos supor que você tem uma imagem que foi baixada há muito tempo em seu navegador, mas que não tem nenhum tipo de referência no nome do arquivo que indique de qual site ela veio. O que você faz para descobrir qual é a origem dessa foto ou ilustração? Nós temos um método bem fácil.

O Google tem uma ferramenta desenvolvida justamente para realizar uma espécie de "varredura reversa", possibilitando a localização de imagens com as mesmas características da foto que você tem em seu computador para indicar diversas páginas em que esse arquivo possa estar.

Utilizando o Google Images

É importante lembrar que esse tipo de busca por imagens pode apontar diversos resultados, fazendo que você tenha de realizar filtragens para encontrar a fonte que procura.

  • Existem duas formas de acessar o Google Images. A primeira consiste em entrar na página principal da ferramenta de busca e clicar em "Imagens".

  • Já o segundo método é acessando diretamente este link.
  • Assim que a página do Images for carregada, clique no botão com o ícone de câmera fotográfica.

  • Na página do Google Images, escolha o método de busca a ser utilizado. Em "Paste image URL" (1), você pode colar o link direto de uma imagem; na guia "Upload an image" (2), realizar a pesquisa através de um arquivo armazenado no computador. Você pode facilitar ainda mais a busca arrastando o arquivo diretamente para o campo de busca. Em seguida, o site redireciona para a página com os resultados.

Alternativa de busca reversa

  • Se você não encontrar o site desejado no Google Images, pode procurar a imagem no serviço TinEye. Acesse o link para abrir a ferramenta de busca.
  • Na página principal, utilize o botão "Selecionar arquivo" (1) para indicar a localização da imagem a ser pesquisada. Caso seja o link direto de uma foto, cole a URL correspondente no campo "Enter Image Address" (2) e clique em "Search".

  • Você pode utilizar os filtros do TinEye para refinar os resultados e facilitar a localização do site correto. Recomendamos a utilização da opção "Oldest", pois encontra a imagem mais antiga que foi postada, provavelmente a original.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.