Android: como fazer backup dos seus SMS e dos logs para o Google Drive

3 min de leitura
Imagem de: Android: como fazer backup dos seus SMS e dos logs para o Google Drive
Imagem: TecMundo

A capacidade de manter um registro das ligações realizadas, atendidas e perdidas de nosso celular é realmente algo muito útil. Às vezes precisamos nos lembrar de quando fizemos determinada ligação ou precisamos saber quem nos ligou quando estávamos no meio de uma reunião. Para os usuários de Android, no entanto, esse registro apenas guarda as informações dos últimos 30 dias.

As mensagens também são muito preciosas em nossos aparelhos. Porém, pode chegar um ponto em que elas estejam uma completa bagunça, principalmente se o dono do celular mantém muitas conversas com pessoas diferentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste tutorial, vamos ensiná-los a fazer um backup dos logs de ligações e dos seus SMS para o Google Drive utilizando uma ferramenta muito útil disponível gratuitamente para Android: o IFTTT.

Se você ainda não conhece o IFTTT, aprenda sobre o aplicativo aqui.

Muitos podem pensar que o Titanium Backup é a melhor e mais completa solução de backup que existe. O problema é que o app exige acesso root ao aparelho, além de ser um aplicativo pago, fatores que podem amedrontar alguns usuários inexperientes ou que não querem gastar. Além disso, a solução do Titanium Backup apenas mantém os dados seguros e não os apresenta de forma organizada em uma planilha.

Quer saber como fazer root em seu aparelho? Confira aqui! E, de quebra, se já quiser fazer o backup utilizando o Titanium Backup, confira este link.

Backup dos logs de ligações

Para realizar essa parte do tutorial, é necessário criar três “recipes”: uma para ligações realizadas, uma para as atendidas e a última para as que não foram atendidas. O processo é praticamente o mesmo para as três opções.

1. Abra o aplicativo IFTTT e crie uma nova “recipe”.

Selecione a opção “+” para criar uma receita

2. Depois clique em “if”, escolha “Android Phone Call” entre as opções e adicione (clicando no símbolo + em azul) a opção “Any phone call placed”

Adicione a opção com os registros que você quer guardar

3. Na opção “then”, selecione o app Google Drive e clique no “+” vermelho ao lado de “Add row to spreadsheet”.

Selecione o Google Drive para armazenar os registros

4. Neste passo, o aplicativo exibirá a receita que você acabou de criar. Se estiver tudo certo, clique em “Finish” para finalizar a criação da “recipe”. Aqui você também poderá marcar a opção para ser notificado quando a receita executar for executada.

Se estiver tudo certo, selecione “Finish”

5. Para configurar as opções da planilha, selecione a receita recém-criada e clique em “Edit”.

Selecione “Edit” para alterar as configurações

6. Aqui você poderá configurar as opções da planilha que armazenará os registros: escolha o nome do arquivo (caso ele ainda não exista, ele será criado), as informações coletadas de cada ligação (número e nome do contato, duração e horário da ligação) e o local onde a planilha será salva (por padrão é “IFTTT/Phone Call”).

A partir de agora, para cada ligação realizada do seu celular, um novo registro na planilha será criado. Para guardar os logs de ligações recebidas e perdidas, basta apenas criar novas receitas e alterar a opção a ser adicionada no passo 2 para “Any phone call answered” (para as ligações atendidas) e “Any phone call missed” (para as ligações perdidas). Não se esqueça de configurar as opções de saída dessas novas “recipes”.

A imagem a seguir exibe a planilha com o registro das ligações efetuadas. Aquelas ligações com duração “0” são as que não foram atendidas.

Log de ligações realizadas

Backup das mensagens SMS

Os passos aqui são praticamente os mesmos da receita anterior. A única diferença é o “gatilho”, que dessa vez é o recebimento/envio de uma mensagem.

1. Crie uma nova “recipe”.

2. No “if”, dentro da opção “Android SMS”, escolha “Any new SMS received”.

3. Em “then”, escolha novamente o Google Drive e a opção “Add row to spreadsheet”.

4. Uma tela de confirmação aparecerá. Se estiver tudo certo, clique em “Finish”.

5. Para editar as configurações, siga os mesmos passos da receita anterior, selecionando a opção “Edit” depois de clicar sobre receita recém-criada. Neste caso é possível exibir, na planilha, os campos de data/horário da mensagem, contato/número de destino e a mensagem em si. Também podemos editar o nome do arquivo e a pasta onde ele ficará.

Para fazer um backup das mensagens enviadas, basta apenas criar uma nova receita e escolher a opção “Any new SMS sent” no passo 2.

É importante ressaltar que esse procedimento não criará um registro para as mensagens que já existiam em seu aparelho. Após seguir os passos acima, teremos cinco planilhas ao todo: três para as ligações e duas para as mensagens.

Pronto! Agora você nunca mais se preocupará em perder os registros de suas ligações e as mensagens que passarem pelo seu celular. Muito útil este tutorial, não é mesmo?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.