13 dicas para aproveitar ao máximo os recursos do Galaxy S5

11 min de leitura
Imagem de: 13 dicas para aproveitar ao máximo os recursos do Galaxy S5

(Fonte da imagem: Reprodução/Cult of Android)

Não é de hoje que comprar um celular novo pode significar alguns momentos de dificuldade. Mesmo na época pré-smartphones, adquirir um aparelho diferente sempre fez com que tivéssemos que aprender como usar os novos recursos. E isso só se tornou mais evidente agora que temos dispositivos com capacidades quase ilimitadas.

Se você é um dos mais novos proprietários do smartphone top de linha da Samsung, talvez esteja passando justamente por esse tipo de situação. Sendo assim, trazemos para vocês algumas dicas das primeiras coisas que você provavelmente deveria fazer com seu o Galaxy S5 novinho.

Pensando em segurança

1 – Configure o leitor de digitais (e o faça funcionar só com uma mão)

Os smartphones armazenam uma quantidade absurda de informações pessoais, então é óbvio que a primeira coisa que você deveria fazer usando os recursos do próprio aparelho é torná-lo mais seguro. Caso você não deseje fazer isso usando uma senha (que fornece um alto nível de segurança), um código pin (um nível de proteção intermediário) ou um padrão de desbloqueio (o menos seguro), então pode ser que valha a pena usar o leitor de digitais do Galaxy S5.

(Fonte da imagem: Reprodução/Phandroid)

No entanto, vale ressaltar que o método de configuração pode ser um pouco trabalhoso – especialmente se você for usar a dica de uma mão que explicaremos mais abaixo. Para iniciar o processo, abra o aplicativo de “Configurações” e desça na lista até poder selecionar “Leitor  dgital”. Clique na opção no topo que diz “Usar reconhecimento de digitais como alternativa para inserir senhas” e, a partir desse ponto, siga as instruções do smartphone.

Embora a Samsung dê como exemplo o uso do dedo indicador para cadastrar sua impressão digital, essa não é a única possibilidade (nem a mais prática). Ao invés de pegar o aparelho com uma mão e usar a outra para fazer seu cadastro, tente segurá-lo de forma natural com sua mão “principal” (o que varia se você usa o celular mais com a direita ou a esquerda, claro) e faça o registro com um ângulo específico do seu dedão.

Outro ponto a se lembrar é que o S5 permite que você cadastre até três digitais no aparelho, então certamente vale a pena gastar um pouco mais do seu tempo para registrar não somente seu dedão. Você pode usar o método da Samsung para guardar a impressão de outro dedo seu e ainda sobra espaço para permitir que algum ente querido possa usar seu celular, caso deseje.

  • Nota: instalar seu antivírus de preferência o quanto antes também não é uma má ideia para aumentar sua segurança. Clique aqui para ver algumas opções.

2 – Coloque informações de contato na sua tela de bloqueio

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Agora que você já tomou cuidados essenciais para garantir que nenhuma pessoa indesejada vai conseguir passar da sua tela de bloqueio, talvez seja uma boa ideia colocar algumas informações úteis de contato nesse mesmo lugar. Ainda que seja bem difícil acreditar que você receberia o smartphone de volta caso alguém encontrasse seu Galaxy S5 perdido por aí, é sempre bom facilitar a vida de eventuais bons samaritanos.

Basta ir até “Configurações”, entrar em “Tela de Bloqueio” e selecionar a opção “Info do proprietário”. O aparelho então irá abrir uma caixa onde você pode escrever um texto à sua escolha, podendo deixar um email ou até outro número de telefone para contato.

Deixe as coisas mais fáceis de achar

3 – Mude a visualização das Configurações para modo de lista

(Fonte da imagem: Reprodução/Phandroid)

Para o Galaxy S5, a Samsung resolveu que o modo de visualização em lista que usaram em seus aparelhos desde a primeira versão do Android não era mais bom o bastante e decidiu substituí-lo por um layout de grade. No entanto, a novidade acabou ficando confusa e dificultando as coisas para a maioria das pessoas na hora de encontrar o que precisam.

No entanto, não é preciso se desesperar, pois trazer o visual antigo para a tela de “Configurações” não é nada difícil. Basta apertar o botão dos três pontos no canto direito superior e selecionar “Visualização em lista”. Problema resolvido!

4 – Customize a área de notificações

A área de notificações provavelmente é uma das partes mais importantes de toda a interface de uso do seu celular, pois traz não somente seus alertas, mas também fornece alguns atalhos úteis para ativar e desativar as funções que você usa frequentemente. Embora a organização padrão da Samsung não seja a mais ideal, você pode customizar livremente a ordem dos itens que aparecem não somente quando você puxa o painel, mas também em seu segundo setor.

(Fonte da imagem: Reprodução/Phandroid)

Após abrir a área de notificações, clique no botão com os quadradinhos no canto direito superior. No segundo setor, pressione o pequeno lápis no topo da página e você poderá trocar livremente a ordem dos atalhos na área de “Botões Ativos” e trazer mais algumas opções da de “Disponíveis”. Tudo o que você deixar na primeira fileira da lista de ativos vai aparecer na área de notificações.

Mantendo a presença de atalhos úteis como WiFi, Bluetooth e Som, recomendamos que você troque outros que costumam ficar ativados o tempo todo, como Rotação de Tela e Localização, por outros que você possa usar mais frequentemente, como Economia de Energia, Multi Janela e Caixa de Ferramentas, por exemplo. As opções presentes no Galaxy S5 são tantas que vale a pena gastar um tempo organizando os melhores recursos para você.

5 – Personalizando a Caixa de Ferramentas

(Fonte da imagem: Reprodução/Phandroid)

A Caixa de Ferramentas é uma espécie de botão flutuante que, quando ativado, fornece atalhos para seus aplicativos favoritos sem que você tenha que voltar para a tela Home. Os apps que aparecem nesse recurso podem ser personalizados, tornando as experiência única para as suas necessidades.

Uma vez que você esteja nas “Configurações” do aparelho, tudo o que você precisa fazer é clicar em “Caixa de Ferramentas”, ativar o recurso e clicar no botão “Editar” no meio da tela para poder escolher quais aplicativos quer inserir ou remover. Quando o recurso estiver ligado, basta segurar a tecla traseira do S5 por alguns instantes para que os atalhos apareçam.

6 – Customize a Multi Janela

(Fonte da imagem: Reprodução/Phandroid)

A Multi Janela é uma ferramenta de software do Galaxy S5 bastante interessante, permitindo que você use dois aplicativos simultaneamente. Mas se você quiser usar esse recurso da forma mais eficiente, também vai precisar gastar algum tempo para customizá-lo.

Além de personalizar sua gaveta com quais aplicativos você gostaria de usar junto a outros apps, também é possível configurar atalhos em grupo usando o botão “Criar” localizado perto do canto inferior esquerdo. Uma sugestão divertida é combinar o YouTube com o Hangouts para assistir vídeos enquanto conversa com seus amigos. Sejam criativos!

Faça seu celular parecer mais rápido

Antes de partirmos para as dicas a seguir, vale ressaltar que os efeitos delas são mínimos. Dessa forma, elas só são recomendadas para aqueles que realmente desejarem o máximo de desempenho dos seus smartphones.

7 – Desative animações dentro de opções secretas para desenvolvedores

(Fonte da imagem: Reprodução/Phandroid)

É possível que alguns dos usuários mais detalhistas percebam que, ao abrir aplicativos, há uma – MUITO – pequena quantidade de atraso na sua abertura. Independentemente de isso ser causado por interferência da TouchWiz ou por causa do hardware, o fato é que você pode “acelerar” as coisas ao desativar todas as animações no celular.

No entanto, a única forma de fazer isso é habilitar as super secretas “Opções do desenvolvedor” que estão escondidas no seu Galaxy S5. Para fazer isso, selecione “Sobre o telefone” no aplicativo de “Configurações” e pressione o item “Número da versão” um total de sete vezes. Uma mensagem vai aparecer avisando quantas vezes faltam e te parabenizando quando você “virar um desenvolvedor”.

Feito isso, volte para a tela principal de “Configurações” e vá até o final para ver as “Opções do desenvolvedor”. Desça para encontrar três opções para as escalas de duração do Animator e de animação da janela e de transição. Coloque tudo no zero para fazer tudo parecer mais rápido.

8 – Desligue o atalho do S Voice

(Fonte da imagem: Reprodução/Phandroid)

O Galaxy S5 traz de fábrica um atalho que executa seu assistente virtual de voz, o S Voice, ao clicar duas vezes no botão home. No entanto, o recurso é ligeiramente redundante, já que o Android já vem com um atalho para o seu Google Search, que é ativado ao segurar o botão home por alguns instantes. Além disso, ele pode acabar atrasando um pouco a resposta do seu aparelho quando você simplesmente quiser voltar para sua tela principal.

Sempre que o atalho estiver ativado e você clicar uma vez na tecla para voltar para sua home, o S5 vai esperar um instante para se certificar que você não vai apertá-lo uma segunda vez para ativar o S Voice. Embora muita gente possa nem perceber esse atraso, ele certamente vai incomodar que estiver querendo aumentar a velocidade e responsividade do gadget.

Para desativar o atalho de uma vez, basta abrir o aplicativo do S Voice, clicar no botão dos três pontos no canto superior direito, descer até “Abrir pela tecla home” e desmarcar a pequena caixa. Pronto, um atalho lento a menos para você se preocupar.

Gestão de energia

Novamente, vale ressaltar que as dicas a seguir têm efeitos mínimos sobre a duração da bateria, de forma que elas só são recomendadas para aqueles que realmente desejarem o máximo de duração da energia dos seus smartphones.

9 – Ajuste o modo de economia de energia

(Fonte da imagem: Reprodução/Phandroid)

Por padrão, o recurso de economia de força do Galaxy S5 toma medidas drásticas para que sua bateria dure o máximo possível. Isso inclui o bloqueio a todos os dados em segundo plano, diminuir o desempenho (o que deixa o celular mais lento quando você estiver mexendo nos menus) e fazendo que o aparelho exiba apenas tons de cinza.

Embora as três funções tenham efeito sobre o consumo de energia do smartphone, a opção de desativar os dados em segundo plano pode ser um exagero. Muitos aplicativos de mensagens, por exemplo, usam esse tipo de informação para funcionar. Enquanto isso, as duas outras medidas não impedem que o celular funcione.

Para ajustar essas funções, vá para “Modo de economia de energia”, nas “Configurações”, e ative a opção comum (e não a Ultra). Você será levado a uma tela com as três funções descritas acima, podendo desativar o bloqueio de dados em segundo plano.

10 – Desative as luzes LED do aparelho

(Fonte da imagem: Reprodução/Phandroid)

Sim, até mesmo as pequenas luzes LED espalhadas pelo seu dispositivo podem consumir energia e acabar com sua bateria mais rapidamente. Felizmente, para desativá-las basta ir até Configurações, selecionar Tela, entrar em “Duração da luz da tecla de toque” e escolher a opção “Sempre desligado”. Também é necessário desativar o recurso Smart Stay, que faz a tela ficar acesa enquanto você estiver olhando para ela.

11 – Deixe sua tela de bloqueio preta

O Galaxy S5 vem com um display Super AMOLED, o que, entre outras coisas, significa que ela gasta menos energia que os LCDs tradicionais para iluminar os pixels pretos. Dessa forma, se você usar um fundo de tela preto na tela de bloqueio, consequentemente acabará economizando a energia do seu celular.

(Fonte da imagem: Reprodução/Phandroid)

Infelizmente, a Samsung não oferece um papel de parede totalmente preto de fábrica, mas você pode encontrar um apropriado clicando aqui. Uma vez que o download seja concluído, vá até “Configurações”, entre em “Papel de parede”, clique em “Tela de bloqueio” e em “Mais imagens”. Agora basta selecionar o que você baixou a partir da sua Galeria.

Outros recursos úteis

12 – Ative o NFC

O NFC permite que você se conecte com uma série de outros dispositivos simplesmente ao encostar seu celular neles. Você pode tocar dois smartphones compatíveis para enviar arquivos entre eles usando Bluetooth, parear seu aparelho com fones sem fio e até mesmo fazer pagamentos em algumas lojas após configurar o “Tocar e pagar” com seus dados do Google Wallet ou de outros métodos de pagamento.

E tudo isso é possível sem qualquer impacto na vida útil da sua bateria, então você pode ligar o recurso e deixar ele assim para sempre, se quiser. Em “Configurações”, clique em “Mais Redes”, selecione “NFC” e ative o recurso. Para funcionalidade total, ligue também o Android Beam e o S Beam nessa mesma tela.

(Fonte da imagem: Reprodução/Phandroid)

13 – Salve suas fotos e vídeos no Google+

Como o Galaxy S5 é um smartphone valioso e todos sabemos os riscos que podemos correr quando andamos por aí com esse tipo de gadget, é sempre bom ter o máximo de precauções possível para diminuir a dor de cabeça em caso de perda ou roubo. Embora isso jamais vá diminuir a dor causada pelo prejuízo financeiro, é possível configurar o aparelho para fazer upload automático de todas as suas fotos e vídeos no Google+.

O dispositivo top de linha da Samsung já vem com a rede social da gigante das buscas instalada. Basta abrir o aplicativo e selecionar que deseja fazer o backup das suas fotos na sua conta do Google+. A rede permite guardar uma quantidade ilimitada de imagens com até 2.048 pixels de largura, mas é possível armazenar fotos em qualquer tamanho usando seu espaço no Google Drive.

Para ajudar a economizar a vida útil da sua bateria e não gastar seu plano de dados, você pode configurar para que a sincronização só aconteça quando seu Galaxy S5 esteja ligado na tomada e conectado via WiFi.

(Fonte da imagem: Reprodução/Phandroid)

E aí, pronto para usar as dicas? Deseja dar alguma sugestão própria? Sonha em ter um Galaxy S5 um dia? Deixe sua opinião nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.