(Fonte da imagem: Plus HD)

Você pode não saber exatamente qual é o significado da palavra adware, mas certamente já se deparou com um deles em algum momento de sua vida. Trata-se daquele incômodo plugin que pega carona no instalador de algum programa e infecta sua máquina sem que você sequer perceba, causando uma série de dores de cabeça e se recusando a ser removido do PC de maneiras convencionais.

Estamos falando de softwares como o Babylon, o Bonanza Deals, o Awesomehp e o Delta Search. Todos eles têm uma característica em comum: prometem oferecer funcionalidades úteis para o usuário, mas na verdade rastreiam seus dados de navegação e inserem uma série de anúncios publicitários em todas as páginas que você visitar. Alguns deles podem até funcionar corretamente, mas não vale a pena trocar sua privacidade por alguns recursos dispensáveis.

O mais curioso é que, assim como um vírus da vida real, os adwares surgem repentinamente e se espalham como uma verdadeira epidemia, caindo no limbo somente quando a maior parte dos internautas aprendem a se proteger da ameaça. E a bactéria da vez é o Plus HD, que anda infectando milhares de máquinas ao redor do mundo e tirando o sono de muita gente por aí.

(Fonte da imagem: Infotex)

Entendendo o problema

De acordo com seu próprio site oficial, o Plus HD é uma extensão multiplataforma (funciona no Google Chrome, no Mozilla Firefox e no Internet Explorer) capaz de melhorar a sua experiência como usuário do YouTube. Basicamente, tudo o que o plugin faz é abrir automaticamente todos os vídeos hospedados no serviço na maior qualidade possível, dispensando a necessidade de fazer isso manualmente cada vez que você acessar um novo clipe.

Na prática, o Plus HD realmente oferece esse recurso (que, por sinal, funciona bem). A parte ruim é que, ao instalar-se na sua máquina, o software passa a registrar tudo o que você faz na rede e exibir inúmeros banners e popups publicitários em todas as páginas que você visitar. A quantidade de anúncios inseridos pelo add-on é tão alta que consegue até mesmo distorcer o layout de alguns sites, atrapalhando a navegação.

Como todo “bom” adware, o Plus HD não pode ser desinstalado facilmente. De nada adianta simplesmente removê-lo pelo próprio browser, pois ele retornará na próxima vez que você abrir o navegador. Nem mesmo o CCleaner é capaz de lidar com o malware. O jeito é seguir as dicas abaixo que reunimos para você para eliminar esse plugin nefasto da sua máquina de uma vez por todas.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

1) Use o Toolbar Cleaner

Trata-se de um utilitário leve e gratuito projetado especialmente para eliminar adwares e barras de ferramentas que se instalam nos principais browsers do mercado. Para baixá-lo, basta clicar neste link. Instale-o normalmente e execute-o para dar início ao procedimento de limpeza. A interface do programa é muito simples: ela apresenta os navegadores instalados na sua máquina e lista todas as extensões atualmente instaladas em cada um deles.

Basta localizar o Plus HD, selecioná-lo e clicar no botão “Remove Selected Toolbar(s)/BHO(s)”. Faça isso em todos os navegadores que você usar. É importante observar que os browsers precisam estar devidamente fechados para que o Toolbar Cleaner faça a limpeza corretamente: sendo assim, finalize seus devidos processos antes de começar a mexer no programa.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

2) Limpe seu registro (manualmente)

O segundo passo é abrir o Editor de Registro do Windows; para isso, abra o menu Iniciar e digite “regedit” na caixa de busca denominada “Pesquisar programas e arquivos”. Ao abrir o utilitário, aperte Ctrl+F para abrir o formulário “Localizar”. Digite “Plus HD” e clique em “Localizar Próxima”.

Quando a pesquisa for concluída, o Editor de Registro apresentará uma lista de valores relacionados com o plugin indesejado. Na região esquerda da interface, você verá que tais itens estão localizados em uma pasta também batizada como Plus HD. Clique-a com o botão direito do mouse e apague-a definitivamente, clicando na opção “Excluir”.

Ainda não acabou: refaça a pesquisa e confira se ainda não sobraram registros da extensão na sua máquina. É provável que tenham sobrado um ou dois: apague-os também, selecionando-os com o mouse e pressionando a tecla Delete de seu teclado.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

3) Remova a entrada (pelo CCleaner)

Como dissemos anteriormente, o CCleaner não tem nenhuma eficácia contra o Plus HD caso seja utilizado sozinho. Contudo, neste passo, é essencial usar o clássico programa gratuito de manutenção facilitada. Caso você ainda não possua esse software instalado, clique aqui para baixar seu instalador.

Com o CCleaner aberto, clique em “Ferramentas” e entre na opção “Desinstalar”. Procure pelo Plus HD e selecione-o, mas não o desinstale: em vez disso, clique em “Remover entrada”. Quando questionado, confirme tal remoção.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

4) Elimine os últimos resíduos

Por fim, para se ver livre definitivamente desse tão odiado adware, abra o Windows Explorer e localize o disco rígido onde seu sistema operacional está instalado (geralmente no C:\). Na barra de pesquisa (localizada no canto superior direito da tela), escreva “plus hd” e pressione Enter. Aguarde o término do processo de busca.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Sim, ainda existem arquivos impregnados na sua máquina! Selecione todos e delete-os permanentemente, selecionando-os com o mouse e pressionando o atalho Shift+Delete.

Com isso, você finalmente se livrou do Plus HD e pode voltar a navegar pela web sem ter que ficar se preocupando com vírus rastreando sua atividade ou enchendo seu monitor de conteúdos publicitários!

Cupons de desconto TecMundo: