Android: como mudar a animação de boot

1 min de leitura
Imagem de: Android: como mudar a animação de boot

Para quem gosta de personalizar a aparência do Android, alterando a sua interface com diferentes temas, provavelmente é uma frustração o fato de não poder mudar a animação de boot de maneira nativa.

Caso você já esteja cansado dela, não é preciso ficar desanimado: existe, sim, um modo de trocá-la. Para isso, tudo o que se precisa é de um aparelho com root feito e um aplicativo gerenciador de arquivos.

Existem vários sites e fóruns dedicados a criar e compartilhar animações de tela de boot, então você nunca mais precisará ficar preso ao padrão do celular enquanto souber como mudá-lo.

Se o seu smartphone ainda não estiver com o root realizado, basta assistir ao vídeo do tutorial “Como fazer Root no seu celular com Android” e seguir os passos lá indicados.

Pré-requisitos

Aparelho rootado;

Gerenciador de arquivos;

Arquivo de animação.

Faça você mesmo

O primeiro passo é abrir o gerenciador para acessar a pasta /system/media/.

Mantenha o dedo pressionado sobre o arquivo “bootanimation.zip” e troque seu nome para “bootanimation.zip1”. Esse arquivo indica qual a animação de boot será utilizada — então, alterar seu nome serve como forma de backup: basta remover o número para torná-lo padrão novamente.

Depois de baixar uma animação no computador, copie-a para a pasta /system/media/ do seu aparelho. Nela, mantenha o dedo pressionado sobre o arquivo copiado e selecione “Permission”. Troque as permissões para deixar as caixas marcadas como na imagem abaixo.

Feito isso, a pasta de mídias do sistema deve ficar dessa forma:

Pronto, agora você sabe uma das maneiras de trocar a animação de tela de boot do Android. Existem outras alternativas, porém esta é a mais simples delas, exigindo muito menos etapas e complicações. O único ponto negativo desse método é precisar tomar cuidado para não apagar o backup da animação original do seu aparelho. Logo, quem prestar atenção durante o processo não deve enfrentar problemas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.