iOS: como jogar games de NES sem precisar de jailbreak

1 min de leitura
Imagem de: iOS: como jogar games de NES sem precisar de jailbreak

Durante uma competição chamada PennApps Spring 2014, 1.200 hackers foram reunidos por 48 horas para criar aplicativos para web e para celulares, concorrendo a 30 mil dólares em prêmios.

Um dos grupos desses jovens universitários, entusiastas por programação, decidiu criar um emulador para o primeiro console da Nintendo, o NES, carinhosamente apelidado de “Nintendinho”.

Já que se tratava de uma instituição de ensino, realizar algo ilegal provavelmente seria contra as regras. Dessa forma, o emulador mencionado é capaz de rodar apenas poucos jogos, criados pelos próprios programadores. Como cadastrar apps requer toda uma análise da Apple, o webNES está disponível apenas via internet — portanto, não sendo acessível pelo computador, apenas por celulares.

Pré-requisitos

Faça você mesmo

Depois de acessar o webNES, realmente não há muitas opções a fazer além de simplesmente tocar sobre a opção disponível: “Fighter F-8000” (mais alternativas aparecem conforme a sua versão do iPhone).

A parte inferior da tela exibe os botões de um controle de NES: as setas direcionais, Start, Select, A e B. Como você está no navegador, evite deixar o dedo pressionado sobre a tela, pois isso aciona a opção de seleção de texto, atrapalhando a jogatina. Ao clicar sobre o ícone “+”, uma guia é aberta com a tela de login do Dropbox; a partir dela, há como adicionar jogos da sua biblioteca pessoal para jogar usando o site.

O objetivo do game é atirar contra os inimigos usando o botão B e desviar com as setas direcionais. O site não oferece suporte a jogos reais do console, servindo apenas como demonstração de tecnologia. Além disso, como foi feito durante um concurso, dificilmente vai receber novas atualizações — possivelmente essa é a versão final do software.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.