Gmail: como redefinir os dados para recuperação de senha

3 min de leitura
Imagem de: Gmail: como redefinir os dados para recuperação de senha

Redefinindo dados de recuperação de senha (Fonte da imagem: iStock)

Atualmente, várias pessoas possuem uma conta da Google para acessar as diversas aplicações oferecidas pela empresa, como o Gmail. Porém, embora muitos utilizem várias funções diariamente, como o cliente de email, normalmente as configurações de recuperação de senha acabam ficando completamente esquecidas.

O problema é que manter tais dados atualizados é essencial, pois no caso de você perder a sua senha, ter a conta invadida ou enfrentar qualquer outro tipo de dificuldade de acesso, essas informações serão necessárias para um procedimento de recuperação. Se você quer saber como verificar se tudo está correto com relação ao seu login e até mesmo aprender a associar um email alternativo ou um telefone celular com o seu perfil, basta ler o tutorial abaixo.

Vale apenas reforçar que este é um guia um pouco mais iniciante, voltado especialmente para quem ainda não conhece muito bem as configurações de recuperação de conta da Google.

Redefinindo os dados de recuperação

Primeiro, já com o seu email aberto, clique no botão de preferências, na forma de uma engrenagem e escolha a alternativa “Configurações”.

Abrindo as configurações de conta (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Com as configurações abertas, entre na guia “Contas”, localize a alternativa “Alterar opções de recuperação de senha” e clique nela.

Abrindo as configurações de recuperação (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, será solicitado que você insira novamente a sua senha para confirmar o acesso.

Confirmando a entrada (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, a tela com as opções de recuperação de senha é aberta. Ela está dividida em setores para facilitar na hora de localizar as suas funções e possui quatro alternativas para você escolher, sendo que a primeira consiste no cadastramento do seu número de celular. Para realizar a tarefa, comece clicando no botão “Adicionar telefone”.

Primeiro passo para adicionar telefone (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, basta selecionar o país referente ao número e inseri-lo no campo disponível na tela. Vale lembrar que é preciso adicionar o código da região e o de área, caso contrário o telefone será considerado inválido. Feito isso, uma confirmação é enviada na forma de SMS para o aparelho para que você complete a operação.

Dados do telefone (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O segundo item é o email de recuperação, que funciona como uma alternativa quando houver algum problema com o seu acesso à conta. Provavelmente, essa opção deve ter sido preenchida quando você criou a sua conta e um endereço já deve constar na sua tela. Se ele estiver correto, basta mantê-lo; caso você queira trocar, clique em editar.

Alterando o email de recuperação (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, basta digitar o endereço de email desejado e pressionar o Enter para concluir o processo. Pode ser necessário fazer a confirmação da nova conta adicionada.

Inserindo o novo email (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Você também pode adicionar um email alternativo. Essa função permite que outro endereço de correio eletrônico seja associado com a sua conta da Google, permitindo que você a acesse por meio dele. No entanto, há uma restrição: não é possível utilizar um Gmail ou email de qualquer provedor que já esteja ligado a outra conta da Google.

Para realizar o procedimento, comece clicando em “Adicionar endereço de e-mail alternativo”.

Adicionando email alternativo (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Concluída a ação, digite o email desejado e pressione o Enter para confirmar. Aqui, novamente, pode ser necessário confirmar o novo endereço adicionado.

Colocando o endereço desejado (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por último, você pode definir ou trocar a sua pergunta de segurança. Assim como o email de recuperação, esse dado deve ter sido configurado no momento da criação da sua conta e ele serve para a recuperação da senha, caso você tenha problemas de acesso. Para alterar a questão previamente adicionada, clique em Editar.

Trocando a pergunta de segurança (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O processo aqui, então, consiste na escolha de uma nova pergunta na caixa de seleção disponível para a tarefa e em digitar a resposta para ela no campo disponível na tela. Quando tudo estiver de acordo com o desejado, clique em “Salvar”.

Alterações concluídas (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Considerações finais

Os procedimentos apresentados nesse tutorial servem para você ter mais opções para recuperar o acesso ao seu email no caso de a sua conta ser invadida ou de você perder a senha. Manter esses dados reais e atualizados pode representar a diferença entre você conseguir ou não voltar a entrar na sua conta caso haja problemas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.