Android: como navegar anonimamente na web

1 min de leitura
Imagem de: Android: como navegar anonimamente na web

Ao usar o seu smartphone fora do país para acessar a internet, dependendo do local, você pode se deparar com bloqueios (censura) a sites como o Twitter.

Além disso, também há projetos dos EUA que fiscalizam vários elementos da vida online dos seus cidadãos (e aqueles em seu território) para descobrir possíveis ameaças terroristas.

Caso você não queira ter a sua liberdade ameaçada por medidas políticas que não deveriam afetar alguém que não é nativo do local, saiba que existem meios de usar a internet livremente no seu celular. Instalando os aplicativos Orbot e Orweb, é possível navegar e usar alguns apps específicos sem problemas, pois o Orbot serve como proxy, mascarando o seu IP e criptografando as suas informações. Neste tutorial, você aprende a ativá-los no seu aparelho.

Pré-requisitos

  • Orbot instalado;

Baixar Orbot: Proxy with Tor

  • Orweb instalado.

Baixar Orweb: Private Web Browser

Faça você mesmo

Quando você inicia o Orbot pela primeira vez, é preciso passar por um pequeno assistente de configurações. A primeira etapa exige a escolha do idioma, porém isso não altera nada, já que o texto continua sempre em inglês.

Avançando, o app pede permissão para ter acesso de Superuser (requer um aparelho com root feito): usando o botão “Request Superuser Access”, você deixa o Orbot usar o seu serviço de proxy automaticamente em qualquer app. Caso você não tenha feito root ou não queira liberar o acesso, marque a caixa “I understand and would like to continue without Superuser” e avance.

Finalmente, na tela principal do aplicativo, mantenha o toque pressionado no ícone que ocupa a tela inteira para iniciar o Orbot. Feito isso, apenas espere até o ícone ficar verde (demora muito).

Depois disso, já com o Orweb instalado, é possível tanto iniciar o app normalmente, como acionar o ícone de globo, no canto superior direito da tela (isso abre o Orweb). Independente da maneira escolhida, desde que o proxy esteja acionado, basta abrir o navegador para usar a internet sem problemas.

Outros aplicativos compatíveis com o Orbot são listados durante o assistente de configurações do aplicativo. Uma vez que ele esteja ativado, há como usá-los normalmente, porém com a proteção do anonimato.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.