Imagem de: Google Hangouts: como criar e adicionar efeitos visuais

Google Hangouts: como criar e adicionar efeitos visuais

2 min de leitura
Avatar do autor

Quem conhece ou já utiliza o Google Hangouts sabe que ele permite a transmissão ao vivo da imagem captada pela sua webcam, o que pode ser usado como um “programa de televisão” ou apenas uma conversa entre amigos. Graças à compatibilidade com o YouTube, os Hangouts gravados podem ser enviados para o site e acessados posteriormente por qualquer pessoa.

No entanto, você não acha que é simplista demais apenas gravar um vídeo sem nenhum edição? Pois então saiba que o Google Hangouts apresenta algumas extensões instaláveis pela própria interface do serviço, possibilitando a adição de alguns efeitos simples. Além disso, existe também a alternativa de utilizar aplicativos externos para ajudar na personalização das suas transmissões.

Pré-requisitos

  • HangoutMagix;

Baixar HangoutMagix

  • Google Hangouts.

  • Conta no Google.

Faça você mesmo

Ao acessar o HangoutMagix, tudo o que você precisa fazer é clicar sobre o texto na tela e digitar o seu nome e profissão para alterá-lo.

Na parte inferior da tela, basta escolher aquilo que você deseja ver na estrutura do seu vídeo e clicar sobre “Download” para baixar o arquivo de fundo transparente em PNG. Agora, vamos ver como fazer o Google Hangouts começar a funcionar, para então adicionar uma extensão que permite o uso dessa imagem que acabamos de criar.

Ao abrir o Google Hangouts pelo link acima, selecione “Iniciar um Hangout”, no canto superior direito da tela.

Na janela carregada a seguir, escolha “Instalar o plug-in” e espere o processo terminar.

Escolha “Participar” quando a instalação terminar.

Na parte esquerda da tela, mova o mouse sobre “Ver mais aplicativos” e escolha “Adicionar aplicativos”.

Procure o “Hangout Toolbox”.

Passe o mouse sobre ele e clique em “Instalar extensão de hangouts”.

Permita o acesso.

Com a instalação pronta, o complemento surge à direita da tela. Na área “Custom Overlay”, use “Escolher arquivo” para selecionar a imagem criada usando o HangoutMagix.

Ela vai aparecer “do avesso” no vídeo, ative a opção “Mirror my own video” para corrigir isso. Além disso, em “Presets”, digite um nome e use “Save” para salvar essa configuração e não precisar repetir sempre o processo de inserção e espelhamento.

Novamente na lista de extensões, você pode instalar qualquer coisa que desejar para melhorar a sua experiência. Por padrão, o Google Effects já vem instalado, mas ele pode desaparecer, assim como tudo aquilo inserido posteriormente, quando você iniciar o Google Hangouts novamente (ou seja, talvez seja preciso instalar todos os seus complementos sempre que abrir o serviço).

O Google Effects é interessante porque ele permite não apenas sobrepor ao vídeo imagens engraçados, mas também reproduzir sons ao estilo “programa da tarde” que passa na televisão, como barulhos de aplausos, grilos, risadas e afins.

Entre as outras extensões do Google Hangouts, você encontra funções como: executar vídeos do YouTube dentro da sua transmissão, usar o serviço como meio de acesso remoto a outros computadores, exibir uma apresentação de slides, rabiscar na tela, criar anotações em formato de lista, jogar mini games, entre outras coisas.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Google Hangouts: como criar e adicionar efeitos visuais