Como cadastrar sua loja física em mecanismos de busca

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Faça sua marca fica conhecida na internet (Fonte da imagem: Reprodução/HI-RE Blog)

Com a popularização da internet e do comércio virtual, as lojas físicas estão cada vez mais sofrendo com alguns problemas na hora de atrair seu público-alvo e mantê-lo como um cliente fiel. Mesmo que você não tenha uma versão online de seu estabelecimento, é essencial que sua marca tenha uma forte presença no ciberespaço a fim de alcançar um número mais amplo de possíveis consumidores.

Diferente do que muitos acreditam, não é muito difícil criar uma estratégia de divulgação online gratuita e eficiente. Confira abaixo algumas dicas simples sobre como começar a ganhar território também no mundo virtual, mesmo que a sua loja trabalhe exclusivamente com vendas em estabelecimentos físicos.

Adicione seu site nos índices dos buscadores

O Google – e a maioria dos outros mecanismos de buscas – faz varreduras periódicas na web tentando encontrar novas páginas recentemente criadas e as indexa automaticamente em seus índices pessoais. Contudo, essas varreduras podem demorar a encontrar o site de sua empresa. Para agilizar esse processo, você pode adicioná-lo manualmente em motores de pesquisa assim que colocá-lo no ar.

Ampliar

Entre alguns buscadores que aceitam cadastros manuais, podemos citar o Google, o Bing, o Yahoo!, o Zarp.Net!, o BuscaKI e o TopBR. Além disso, existem serviços online que prometem incluir suas páginas em centenas de sites de busca ao redor do mundo inteiro. Um bom exemplo desse tipo de serviço é o Divulgador DataHosting.

Agregadores de links

Outra pedida é usar os agregadores de links para divulgar o site e/ou blog de sua loja. A maioria deles permite que você adicione páginas gratuitamente em seus diretórios públicos. Destacam-se os serviços Uêba, Colméia, Vergg, GeraLinks e MeusLinks.

(Fonte da imagem: Reprodução/Donald Clark Plan B)

Coloque sua marca nas redes sociais

Estar sempre presente nas mídias sociais é algo crucial para o sucesso de uma empresa, independentemente de seu tipo de cliente e ramo de atuação. Por isso, não deixe de criar uma página no Facebook e um perfil no Twitter para a sua loja, lembrando-se de atualizá-los constantemente com conteúdos que sejam de interesse do seu público-alvo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)

Anuncie no Google AdWords

Embora não seja uma opção gratuita, anunciar no Google AdWords é uma das formas mais efetivas e econômicas de divulgação na web. O serviço funciona de uma maneira muito simples: basta criar uma conta e fazer um investimento inicial de R$ 50.

A partir de então, você poderá criar anúncios personalizados que aparecerão em destaque nos resultados de buscas com palavras-chaves que você mesmo definir. Dessa forma, se o seu segmento for venda de smartphones, por exemplo, um cliente em potencial que pesquisar “comprar celular” verá o site de sua loja antes de qualquer outro resultado.

Vale lembrar que você só paga comissões ao AdWords de acordo com os cliques que seus anúncios receberem. Assim, você evita gastos desnecessários com uma campanha que eventualmente pode se mostrar não tão efetiva para o seu público quanto você achava que fosse, tendo a possibilidade de alterar suas características (textos, imagens, palavras-chave etc.) quando desejar.

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