Firefox: como desinstalar extensões bloqueadas

1 min de leitura
Imagem de: Firefox: como desinstalar extensões bloqueadas

Existem algumas extensões que você não consegue remover de jeito nenhum, pois elas não apresentam a opção de remoção na interface do gerenciador de complementos do Firefox. Embora o método convencional não funcione, existem outras maneiras de fazer com que esses complementos, geralmente inconvenientes, sejam apagados de uma vez por todas.

Pré-requisito

  • Firefox instalado.

Baixar Mozilla Firefox

Faça você mesmo

Para saber se uma extensão não pode ser removida normalmente, simplesmente abra o gerenciador de complementos usando “Ctrl + Shift + A” e clique com o botão direito sobre ela: caso não haja o item “Remover”, é preciso encontrar outro meio de apagar o incômodo.

A primeira tentativa exige que você abra o Painel de Controle e pesquise entre os programas instalados pela extensão. Caso ela apareça lá, talvez seja possível desinstalá-la. Contudo, às vezes usar esse método pode acarretar na remoção de outros recursos que talvez você preferisse manter.

Na pasta em que o Firefox está instalado, existe a chance de a extensão em questão apresentar uma pasta dentro de C:\Program Files (x86)\Mozilla Firefox\extensions: caso ela esteja lá, basta apagá-la. Contudo, cuidado com a pasta {972ce4c6-7e08-4474-a285-3208198ce6fd}, pois ela contém o tema-padrão do navegador e não deve ser removida.

O próximo local a procurar é no Editor de Registro do Windows (abra o Menu Iniciar e digite “regedit” para executá-lo). Olhe as pastas HKEY_CURRENT_USER\Software\Mozilla\Firefox\Extensions\, HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Mozilla\Firefox\Extensions\ e HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Wow6432Node\Mozilla\Firefox\Extensions\ para ver se encontra a extensão escondida.

Caso ela esteja lá, clicar com o botão direito e usar a opção de exclusão é suficiente para eliminá-la do navegador. Porém, ainda resta apagar os arquivos instalados. Para isso, acesse a pasta C:\Program Files (x86)\ e tente encontrar o nome da extensão entre as pastas.

Pronto, com as opções acima você deve conseguir remover qualquer complemento que não apresente o botão de desinstalação nativamente no Firefox.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.