Você já juntou todas as imagens necessárias para fazer aquele GIF irado e mostrar para os seus amigos. Porém, como criar um arquivo propriamente dito com uma imagem animada? O Photoshop possui as ferramentas necessárias para a criação do GIF desejado, basta seguir os passos indicados a seguir que não tem erro.

Pré-requisitos

  • Photoshop CS6 instalado.

Baixar Adobe Photoshop

Faça você mesmo

Com o programa aberto, selecione Arquivo > Scripts > Carregar arquivos na pilha....

Na janela aberta, use “Procurar” e adicione as figuras.

Use Janela > Linha do Tempo.

No campo aberto, use a seta para escolher “Criar quadro de animação” e clique sobre o botão com esse nome. É possível removê-lo da janela para liberar sua mobilidade pela tela.

Embaixo do botão de fechar o campo, clique sobre o botão de opções e escolha “Criar Quadros A Partir De Camadas”.

As imagens aparecem invertidas, ative “Inverter Quadros” para conseguir a ordem certa.

Com Shift pressionado, você consegue escolher todos os quadros. Dessa forma, todos terão as configurações de tempo alteradas quando você mudá-la (o mesmo vale para quando você usar outras funções).

Os botões na linha inferior da tela executam a animação para você ver como ela ficou.

Ao selecionar “Transição”, é possível adicionar quadros automaticamente para tornar a mudança entre os quadros mais suave.

Use Arquivo > Salvar para Web... para salvar a animação.

Mexa onde quiser, mas basta clicar sobre “Salvar...” para escolher onde o GIF será armazenado.

Finalmente, basta abrir a pasta designada e executar a animação para conferir se ela ficou como você imaginava. Caso contrário, é necessário ajustar as figuras e usar as variadas funções disponíveis no Photoshop para melhorar o resultado final. Porém, falar sobre ajustes de imagens é material para outros artigos.

Cupons de desconto TecMundo: