Atualmente, muitos jogos online permitem que os jogadores realizem transações com dinheiro real. Apesar de trazer alguns benefícios, tal sistema também criou uma nova necessidade no mundo dos games virtuais: aumentar a segurança na realização dessas negociações na rede.

E foi pensando nisso que o Battle.NET — site que dá acesso a grandes títulos virtuais, como World of Warcraft, StarCraft 2 e Diablo 3 — desenvolveu um aplicativo autenticador que protege sua conta contra usos não autorizados.

Para isso, o app — que deve ser instalado no celular — cria um código único por tempo limitado, modificando os dados constantemente. Confira como instalar este sistema de segurança em simples passos e usufrua com mais tranquilidade de sua conta no Battle.NET.

Configurando sua conta na web

Inicialmente, vá ao Battle.NET e faça o login. Depois, clique no ícone “Conta”, que aparecerá no menu superior da página, para que você possa configurar a privacidade do seu acesso.

Na nova página que irá abrir, vá ao tópico “Segurança da conta” e selecione “Adicionar Segurança” — opção que aparecerá no tema “Autenticador”.

Automaticamente, você será redirecionado para escolher a opção de segurança que você deseja: o Autenticador Battle.NET está disponível em uma versão “chaveiro” — em que um dispositivo portátil pequeno gera sua senha em uma pequena tela — e como aplicativo para celular.

Nesse momento, clique no botão “Adicione um autenticador” que se encontra no tópico “Autenticador Battle.net para Celular”.

Em seguida, o site lhe oferecerá passos simples para que você ative o código autenticador em sua conta. Primeiramente, você precisará enviar um email de verificação (1) — ao selecionar essa opção, acesse sua caixa de entrada, abra o email que foi enviado pelo Battle.NET e clique no link de confirmação.

Depois disso, o domínio lhe solicitará a instalação do aplicativo em seu celular (mas não saia da página do Battle.NET). O app está disponível para iPhone, iPod, BlackBerry, Windows Phone 7 e na Google Play.

Utilizando o app no seu celular

Depois de instalar o aplicativo em seu celular — que, para a maioria dos sistemas operacionais, é gratuito —, ele mostrará automaticamente um número de série e um código autenticador (que muda a cada vez que a barra abaixo dele é preenchida). Utilize esses dados para completar o “Passo 3” que foi apresentado no site e, em seguida, clique em “Adicionar autenticador”.

O site lhe informará que o procedimento foi completado com sucesso e que o autenticador passará a ser exigido quando você se conectar nos jogos World of Warcraft, StarCraft 2, Diablo 3 e no gerenciamento de contas da Battle.NET.

Ainda no seu celular — após utilizar o número de série e o cógido do autenticador para ativar a segurança no site —, outros dados serão mostrados: seu número de série e o código de restauração. O próprio aplicativo avisa que é necessário anotar e guardar esses códigos (os quais podem “salvar” você futuramente).

Login com código autenticador

Depois de ativar o autenticador, toda vez que você quiser acessar a sua conta um novo código será solicitado. Para obtê-lo, vá ao aplicativo do seu celular e, no menu principal, selecione a opção “Ver código”. Em seguida, aparecerá na tela uma nova sequência numérica que será sua “chave de entrada” no mundo do Battle.NET.

Cupons de desconto TecMundo: