Office: como mudar o formato-padrão dos arquivos salvos

1 min de leitura
Imagem de: Office: como mudar o formato-padrão dos arquivos salvos

(Fonte da imagem: iStock)

Desde a versão 2007, os programas do pacote Office adotaram formatos diferenciados para salvar os arquivos produzidos. Isso não seria um problema se não fosse pela incompatibilidade dessas novas terminações (DOCX, XLSX, PPTX, por exemplo) com a versão antiga do pacote ou outros programas que servem para abrir tais documentos.

Para remediar a situação, você pode salvar os seus documentos nos formatos antigos, alterando a terminação que é utilizada pelos aplicativos do Office para armazenar os arquivos. Abaixo, segue os passos para fazê-lo.

No formato compatível

Vamos utilizar o Microsoft Word nas imagens, porém o caminho de acesso é o mesmo para os outros aplicativos do pacote. Primeiro, vamos abrir as opções de arquivo do Office. Para isso, clique no botão do Office e escolha a alternativa “Opções do Word”. Caso você esteja utilizando o Office 2010, clique em “Arquivo” e selecione “Opções”.

Abrindo as opções do Office (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Feito isso, veja que é aberta a janela de configurações do programa. Agora, selecione a guia “Salvar”, presente na lateral esquerda da tela. Observe que são mostradas as configurações para salvar documentos. Agora, na caixa de seleção “Salvar arquivos neste formato”, escolha aquele que julgar mais adequado. É recomendado que você utilize um tipo que seja compatível com a maioria dos aplicativos (ou versões do Office) disponíveis, como o DOC, no caso do Word.

Alterando o formato (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Após escolher o formato desejado, clique em “OK” para salvar as suas alterações. Agora, sempre que você salvar um novo documento, ele será armazenado conforme o tipo selecionado. Caso você deseje reverter o processo, basta repetir os passos indicados e escolher a extensão desejada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.