Quem opta por abandonar o Windows e entrar no mundo da Maçã cedo ou tarde vai sentir falta de alguma funcionalidade do SO mais usado no mundo. No entanto, você não precisa ter duas máquinas para usar os dois sistemas operacionais.

Fazer um Mac rodar o Windows não é novidade, mas se você quer testar a última versão do sistema com a polêmica interface Metro UI, fique atento ao nosso guia passo a passo.

Pré-requisitos

Para realizar tal façanha, você vai precisar seguir algumas instruções prévias. Lembre-se de que o processo de instalação do Windows requer alterar o esquema de particionamento dos discos e, portanto, podem ocorrer problemas graves.  É importante ter em mente também que o Windows 8 ainda está em desenvolvimento. Dessa forma, a versão que vamos utilizar é a Comsumer Preview.

Primeiramente você vai precisar fazer o backup dos seus arquivos importantes. Para isso, recomendamos utilizar o aplicativo Time Machine, já presente no seu sistema. Além disso, é necessário que a sua máquina esteja rodando o OS X 10.7.1 ou superior.

Tenha em mãos um DVD com a última versão do Windows 8 (32-bits) e outro disco em branco ou um pendrive com mais de 4 GB de espaço livre. Caso você utilize a versão 64-bits, o seu Mac não vai reconhecer boa parte dos dispositivos com o Windows. Por fim, esteja preparado para esperar algumas horas até o fim do processo, pois o sistema de download e gravação dos drivers no disco virgem é incrivelmente demorado.

Faça o download do Windows 8 no Baixaki

Passo 1

Certifique-se de que seu sistema está com todas as atualizações disponíveis instaladas. Feito isso, inicie o assistente Boot Camp. Você pode encontrá-lo na pasta “Aplicativos” e, depois “Utilitários”.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Passo 2

Com o Boot Camp iniciado, leia os avisos e clique em “Continuar”. Na próxima tela, marque as duas opções e vá a “Continuar” novamente. Agora, o aplicativo vai perguntar onde você deseja salvar os drivers do Mac para serem instalados no novo Windows.  Selecione CD ou DVD, para “queimar” o disco virgem que você guardou, ou marque a opção que fala sobre gravar em uma unidade externa. Agora, insira o seu pendrive ou DVD no computador.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Passo 3

Depois de escolher o local para gravar os drivers, é chegada a hora de esperar bastante tempo. O seu Mac vai baixar os arquivos e gravá-los no disco selecionado anteriormente. O processo pode ser demorado ou nem tanto. Dessa forma, não cancele a gravação mesmo se você achar que está tudo travado.

Se você escolheu usar um disco em branco, o aplicativo vai perguntar se deve queimar o DVD. Selecione a unidade de disco e clique em “Queimar/Gravar”. Caso tenha escolhido usar um pendrive, o Boot Camp vai pedir para você selecionar o dispositivo. Faça isso e clique em “Salvar”.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Quando o processo estiver terminado, retire o disco da unidade de DVD e insira o do Windows 8 32-bits.

Passo 4

Agora, você terá que definir as partições no HD do seu Mac. No entanto, o sistema pode pedir a sua senha para isso. Com a sua credencial confirmada, defina quantos GB você quer reservar para cada SO. Para isso, nós recomendamos que você não deixe menos de 30 GB para o Windows, assim a “saúde” do sistema fica garantida.

Para definir os tamanhos, arraste com o cursor o pequeno ponto que fica entre os gráficos das duas partições. No entanto, você também pode dividir o disco em duas partes iguais. Para isso, use o botão “Dividir igualmente”; depois, clique em “instalar” e aguarde.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Passo 5

Se você não tiver inserido o disco do Windows 8, este procedimento vai falhar. Se tudo estiver certo, no entanto, será preciso esperar mais alguns minutos e logo o seu Mac vai ser reiniciado. Agora, começa de fato a instalação do SO da Microsoft. Dessa forma, se você já fez esse procedimento em um PC, nada vai parecer estranho.

Na primeira tela da instalação, selecione o idioma, se disponível, clique em “Next” e, depois, em “Install Now”. Feito isso, aguarde mais alguns instantes.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Passo 6

Depois disso, o instalador vai pedir a chave do produto. Caso você não tenha uma, use a que está disponível neste link. Agora, confirme o código clicando em “Next”.

Passo 7

Na próxima tela, você deve confirmar os termos de licença. Para isso, marque a opção “I accept the license terms” e avance.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Passo 8

Agora, você precisa escolher a opção “Custom: install Windows only”. Se você selecionar acidentalmente a outra alternativa, o processo não vai dar certo.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Passo 9

Nessa parte, o instalador vai pedir para você escolher a partição na qual o Windows será instalado. Selecione a alternativa “BOOTCAMP” e depois “Drive opstions”. Com isso, você será capaz de preparar a unidade para a instalação do SO.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Quando você visualizar as novas opções abertas, escolha a alternativa “Format”. Logo após, será preciso confirmar uma pequena janela clicando em “OK”.

Passo 10

Feito isso, certifique-se de que a partição que você formatou está selecionada e clique em “Next”. Nesse momento, o instalador vai começar a copiar os arquivos e você precisa aguardar.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Passo 11

Quando o processo de cópia terminar, o seu Mac será reiniciado novamente. Agora, o Windows 8 está quase pronto, e você só precisa configurar as opções de usuário. Para isso, selecione uma das cores que vão servir de tema no sistema e dê um nome ao “PC”.

Assim que você confirmar a continuação do processo, o SO vai pedir para se conectar a uma rede Wi-Fi, caso alguma esteja disponível. No entanto, é possível pular esta parte clicando em “Skip”.

Nesse momento, o sistema vai abrir uma tela para definir algumas configurações. Para isso, selecione o botão “Use express settings”. Agora, será preciso definir o seu login.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Insira o seu email, de preferência a sua conta da Microsoft (Hotmail, por exemplo). Na próxima tela, se você não tiver usado um email da empresa, vai ser necessário definir um nome de usuário e senha. Caso contrário, você será redirecionado para uma janela para fazer o login no Hotmail ou outros serviços.

Passo 12

Com isso, você chega à etapa final. Já na tela start do Windows 8, procure e clique no quadro que representa a sua desktop. Feito isso, vá até ícone do Windows Explorer na Barra de ferramentas. Quando você iniciar o aplicativo, selecione “Computer”, na parte esquerda da janela.

Agora, procure e selecione o drive que contém o DVD do Windows 8. Feito isso, no topo da janela, escolha a opção “Drive” e depois “Eject”. Com isso, o disco será ejetado da unidade de DVD do seu Mac - isso porque o botão para ejetar no teclado não deve estar funcionando.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Passo 13

Você se lembra do DVD ou pendrive em que foram gravados os softwares do seu Mac feito no passo 3? Pois bem, agora é a hora de usá-lo. Se você optou por um pendrive, insira o dispositivo e execute-o através do Windows Explorer. No entanto, se você gravou um disco virgem, insira o DVD na unidade e faço o mesmo procedimento descrito para as unidades de memória flash.

Passo 14

Se o seu disco não entrar em reprodução automática, use o Windows Explorer e procure pelo arquivo executável “Boot Camp tools”. Agora, é preciso confirmar todos os passos da instalação, como se você estivesse fazendo o processo de um programa comum no Windows.

Quando terminar, será necessário reiniciar o sistema. Feito isso, o seu Mac deve estar rodando o Windows 8 perfeitamente.

Passo 15

Com o SO da Microsoft instalado e funcionando, como fazer para iniciar o Apple OS X novamente? É muito simples, na verdade. Vá até a flecha da Bandeja do sistema e clique com o botão direito do mouse no ícone do Boot Camp. Com isso, escolha “Boot Camp Control Panel” e confirme a inicialização do aplicativo.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Passo 16

Com o Boot Camp aberto, selecione a guia “Starup Disk” e escolha qual sistema operacional você quer que seja iniciado sempre que seu Mac ligar. Feito isso, clique em “Apply” e “Ok”.

Tendo definido o SO padrão de inicialização, também será possível usar o outro sistema. Para escolher qual dos dois você deseja usar, reinicie o seu Mac e mantenha pressionada a tecla “option”. Com isso, você poderá definir se quer ligar o Windows ou o OS X.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Nota: lembramos novamente que este é um processo delicado, e você precisa estar bastante atento durante todo o tempo. Ainda assim, o Tecmundo não se responsabiliza por eventuais danos ao seu computador. 

Cupons de desconto TecMundo: