Xbox 360: como ejetar manualmente a bandeja de disco

3 min de leitura
Imagem de: Xbox 360: como ejetar manualmente a bandeja de disco

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Assim como qualquer aparelho eletrônico, os consoles estão sujeitos a defeitos. E, no caso do Xbox 360, não é apenas com as temidas “Three Red Lights” que devemos nos preocupar: a bandeja do aparelho também pode parar de funcionar. Se você não quer viver preso ao mesmo jogo pelo resto da “vida” de seu video game, siga este tutorial do Tecmundo.

Como fazer

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para abrir a bandeja de seu Xbox, você vai precisar de uma ferramenta bastante inusitada: um clipe de papel. Desdobre-o até que ele forme uma haste longa. Agora, é extremamente importante que os cabos do aparelho sejam desconectados, com atenção especial à fonte de energia – afinal, você está prestes a enfiar um pedaço de metal dentro do console.

Agora, posicione o console horizontalmente, lembrando-se de manter a bandeja virada para cima. A partir daqui, o processo muda de acordo com o modelo de Xbox que você está usando.

Xbox 360 Comum

Depois de posicionar seu console corretamente, retire a placa frontal do aparelho. Se essa é a sua primeira vez fazendo isso, é bom avisar que certa força pode ser necessária nessa parte do processo.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O próximo passo a ser seguido é procurar por um pequeno orifício logo abaixo da bandeja do Xbox 360. Normalmente, ele está debaixo da logo do console; nesse caso, basta inserir a haste do clipe até que você sinta alguma resistência, tentando empurrar a engrenagem do mecanismo até que a tampa abra.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Mesmo assim, certos modelos do Xbox não contam com a abertura nesse mesmo lugar: em alguns casos, você vai encontrar dois buracos próximos, perto da parte central da bandeja. Aqui, insira a haste no orifício da esquerda até sentir alguma resistência, mas tomando cuidado para ter certeza de que você está empurrando o mecanismo de engrenagem correto. Se isso não for suficiente, coloque o clipe no buraco direito e tente novamente.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Independente da posição do orifício do console, depois de algumas tentativas empurrando as engrenagens a bandeja do aparelho deve se abrir, mesmo que não por completo. Puxe-a manualmente até que ela se abra até o fim.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por fim, conecte novamente o seu Xbox 360 à eletricidade e pressione o botão de ejeção para testar se o sistema de abrir e fechar a bandeja está funcionando corretamente. Caso ele trave por algum motivo, tente repetir o processo de abertura manual.

Xbox 360 Slim

Se você é dono desse modelo, considere-se uma pessoa de sorte, pois o processo de abertura para a versão Slim é muito mais fácil. Tudo o que você precisa fazer é encontrar um adesivo amarelo atrás das aberturas do lado esquerdo do console, achar o orifício pouco acima dessa etiqueta e inserir a haste do clipe.

(Fonte da imagem: Reprodução/Xbox.com)

A bandeja do aparelho deve se abrir, mesmo que não por completo. Puxe-a manualmente até que ela se abra até o fim. Por fim, conecte novamente o seu Xbox 360 à eletricidade e pressione o botão de ejeção para testar se o sistema de abrir e fechar a bandeja está funcionando corretamente. Caso ele trave por algum motivo, tente repetir o processo de abertura manual.

Prevenindo novos problemas

Infelizmente, não há como realmente evitar que a bandeja do Xbox 360 trave. Entretanto, é possível diminuir as chances de que o defeito ocorra, prestando atenção a dois detalhes na hora de inserir o disco do game.

Primeiro, certifique-se de que o disco está bem posicionado na bandeja. Embora seja quase certo que o jogo não entre corretamente caso colocado de forma errada, há uma chance mínima de que a mídia fique presa lá dentro. Nesses casos, nem mesmo este tutorial vai ajudar.

(Fonte da imagem: Reprodução/Xbox.com)

O segundo caso pode ocorrer se você tiver o costume de colocar adesivos em seu disco. Eles podem se soltar dentro do console, travando o sistema de abertura da bandeja, ou mesmo serem altos demais para passar pela abertura. Por isso, nunca use nada parecido em sua mídia.

.....

Seguindo os passos descritos, as chances de que a bandeja de seu Xbox 360 volte a funcionar são boas. Porém, nem sempre o problema pode ser resolvido, já que o defeito pode estar ocorrendo por uma série de outros fatores. Nesses casos, o melhor é levar seu console para uma assistência autorizada.

Fonte: Xbox.com

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.