Como compartilhar um CD ou DVD em uma rede privada

1 min de leitura
Imagem de: Como compartilhar um CD ou DVD em uma rede privada

(Fonte da imagem: iStock)

Você já passou pela situação de várias pessoas precisarem acessar o conteúdo de uma mídia? Uma maneira relativamente simples de resolver esse problema sem a necessidade de fazer cópias é compartilhando um drive com todos os participantes da rede. Se você não conhece o procedimento, abaixo segue um tutorial mostrando como fazê-lo.

Compartilhando o drive

Abra a janela de sistema do seu Computador. Em seguida, localize o drive que você deseja compartilhar. Clique nele com o botão direito do mouse, selecione “Compartilhar com” e escolha a alternativa “Compartilhamento avançado”.

Compartilhamento avançado (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Uma nova janela é aberta e nela você deve acessar a aba “Compartilhamento” e clicar em “Compartilhamento avançado”.

Abrindo o compartilhamento avançado (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Na tela exibida, marque a caixa de seleção “Compartilhar a pasta” e clique em “Permissões”.

Habilitando o compartilhamento (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)Agora, verifique se o grupo “Todos” possui permissão para a leitura do drive (caso a caixa de seleção “Permitir” não esteja selecionada em “Leitura”, marque-a). Clique em “OK” para retornar à tela anterior.

Verificando as permissões (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)Então, o ideal é desativar a proteção por senha, mas atenção! Só faça isso se a rede for segura. Para fazê-lo, clique em “Central de rede e compartilhamento” na janela exibida (como na figura abaixo).

Abrindo a central de rede e compartilhamento (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Em seguida, localize a alternativa “Compartilhamento protegido por senha” e selecione a opção “Desativar compartilhamento protegido por senha”. Para armazenar as suas alterações, clique em “Salvar alterações”. Clique em “OK” para confirmar.

Alterando a permissão por senha (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Quando você acessar novamente a tela de compartilhamento do drive, pode observar que o texto indica que ele está compartilhado sem a proteção por senha. Além disso, também é possível ver o endereço do dispositivo para a rede.

Procedimento concluído (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Da mesma forma, um ícone indica que o drive está compartilhado na janela do Computador.

Já compartilhado (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Prontinho! Agora, qualquer pessoa utilizando a rede pode ler o conteúdo da sua unidade de CD ou DVD. Posteriormente, se você quiser reverter o processo, basta repetir o início do tutorial e desfazer o compartilhamento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.