(Fonte da imagem: iStock)

Por mais que tenhamos um antivírus instalado no computador, ainda estamos sujeitos a situações em que alguma coisa consegue passar pelas brechas do sistema e um vírus acaba sendo instalado na máquina. Geralmente, o programa antivírus aponta o problema e trata de se livrar dele o quanto antes, mas existem situações em que o mal ataca o Windows e da maneira mais estranha possível.

Em vez de um ataque mais agressivo, o vírus impede a execução do antivírus e gera uma janela que se passa pelo aplicativo, indicando que o computador está infectado. A pessoa acredita no aviso e vai seguindo os passos informados, comprometendo informações importantes.

Mostraremos algumas dicas de como reagir quando algo assim acontecer com o seu computador.

Ignorar a janela de aviso

(Fonte da imagem: iStock)

Apesar de parecer uma solução um tanto besta, ela pode funcionar. Quando o Windows iniciar e você perceber que o aviso do vírus apareceu enquanto o antivírus verdadeiro não está funcionando, simplesmente arraste a janela para o lado e tente reiniciar o aplicativo. Feito isso, uma varredura deve encontrar o malware e ele deve ser eliminado.

Renomear o antivírus

Outra solução bizarra, mas que relatos pela internet indicam ter bons resultados. Esses vírus que interrompem o funcionamento de antivírus geralmente têm, no seu núcleo, uma lista com os aplicativos conhecidos. Assim que instalado, eles buscam uma das entradas na lista no sistema. Assim que as encontra, interrompe sua execução.

(Fonte da imagem: iStock)

Um jeito de burlar essa busca é renomear o executável do antivírus para “Explorer.exe”. Sim, o mesmo nome da função-base do Windows. Como o vírus precisa que o computador não só inicie como também tenha acesso à internet para realizar o seu golpe, essa tarefa é iniciada normalmente.

Quando o vírus fizer a varredura e encontrar o seu antivírus como “Explorer.exe” o aplicativo de defesa poderá passar despercebido.

Outras dicas

É importante realizar varreduras periódicas na máquina para evitar qualquer tipo de transtorno. Além do antivírus, é interessante ter também algum anti-spyware ou anti-malware instalados para o caso do primeiro não estar funcionando como deveria ou para realizar uma busca mais completa, deixando o computador livre de ameaças.

Você pode encontrar bons exemplos de anti-spyware/anti-malware e antivírus clicando aqui e aqui.

Cupons de desconto TecMundo: