Firefox: como controlar o uso de memória no navegador

2 min de leitura
Imagem de: Firefox: como controlar o uso de memória no navegador

Otimizando a memória no Firefox (Fonte da imagem: iStock)

Mesmo com todas as melhorias de interface (e soluções de segurança), o Mozilla Firefox ainda é um dos navegadores que mais consomem memória RAM quando em execução, especialmente se ele permanecer aberto por muito tempo. Se a máquina possui uma boa quantidade de RAM isso não chega a ser um grande problema, porém nem sempre é assim.

Pensando nisso, alguns desenvolvedores criaram aplicativos que possibilitam reduzir o problema, otimizando a memória ocupada pelo navegador. Veja abaixo como controlar o uso da RAM no Firefox com a ajuda do Firemin.

Pré-requisitos:

  • Programa Firemin armazenado no computador.

Clique para baixar o Firemin

Conheça o Firemin

O Firemin (que era o antigo Firefox Plumber) é um aplicativo desenvolvido para o navegador Mozilla Firefox com o objetivo de amenizar o problema de memória do navegador. O programa dispensa instalação, sendo necessário apenas executar diretamente o arquivo armazenado durante o download para utilizá-lo.

Configurando e otimizando

Uma vez executado, o aplicativo é mantido operando diretamente a partir da Bandeja do sistema. O Firemin oferece uma interface bem simples e prática, composta por uma única tela. Nela estão todas as configurações possíveis para o programa. Veja que, basicamente, você possui uma barra de rolagem (para aplicar a otimização) e três opções.

Interface do aplicativo (Fonte da imagem: Tecmundo)

A barra funciona da seguinte maneira: quanto mais alta for a taxa de otimização (com o marcador posicionado mais para a direita na barra), mais processamento é utilizado; quanto menor for a velocidade, menos é requerido do seu processador. Logo abaixo, as alternativas servem para você definir o comportamento do navegador com relação ao Firemin.

Você pode escolher ligar o Firefox após executar o Firemin (marcando “Launch Firefox when Firemin starts”), abrir o navegador em modo de segurança quando o aplicativo for ligado (escolhendo “Launch Firefox in Safemode when Firemin starts”) ou simplesmente não abrir o browser (em “Don’t launch Firefox when Firemin starts”).

Para fazer a otimização, clique com o botão direito do mouse no ícone do programa presente na Bandeja do sistema e escolha a alternativa “Optimize Firefox”. O ideal é que você reinicie o navegador, porém o aplicativo é capaz de realizar a otimização mesmo que ele permaneça aberto.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Veja no Gerenciador de tarefas do Windows a diferença do consumo de memória pelo Firefox antes e depois de utilizar o Firemin.

Antes e depois (Fonte da imagem: Tecmundo)

Prontinho! Agora você já sabe como otimizar a quantidade de memória utilizada pelo Mozilla Firefox e evitar problemas com travamentos do navegador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.