Como atualizar os drivers de seu computador pelo site Ma-Config

2 min de leitura
Imagem de: Como atualizar os drivers de seu computador pelo site Ma-Config

Manter os drivers do computador sempre bem atualizados é essencial para o bom funcionamento da máquina. Com isso, o proprietário acaba se livrando de instabilidades e problemas que os componentes possam apresentar.

Porém, não é uma tarefa fácil controlar essas atualizações, devido ao grande volume de softwares e à periodicidade de correções lançadas. Para tornar o processo menos complicado, há o Ma-Config, um site capaz de analisar sua máquina e listar as atualizações de drivers que você ainda não instalou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Instalação do plugin

Para começar, é necessário instalar um plugin que, grosso modo, será responsável por analisar a sua máquina e, depois, passar as informações para o site. Por isso, acesse o Ma-Config e, em seguida, clique no link “Iniciar a análise”. Assim, antes de prosseguir, o sistema procurará o programa em seu computador e, caso não tenha encontrado, redirecionará você para a página de download.

Basta, então, clicar sobre a versão voltada para o sistema operacional correto e aguardar a conclusão da transferência do arquivo. Depois, execute-o e escolha, a seguir, se você deseja uma instalação silenciosa: em caso afirmativo, não será necessário confirmar qualquer tipo de dados e a instalação ocorrerá em segundo plano, sem que você perceba.

Se recusar a instalação silenciosa, será necessário interagir com o software e seguir o já consagrado esquema “next-next-finish”. Seja qual for o caso, depois de instalado o plugin, carregue novamente a página do Ma-Config, voltando a clicar em “Iniciar a análise”.

Atualização de drivers

Se todos os processos foram realizados com sucesso, você terá acesso, dentro de alguns segundos, a um grande relatório sobre os componentes da máquina, com detalhes sobre placa-mãe, processador, disco rígido, placa de vídeo e outros. Caso necessário, esse relatório pode ser exportado para arquivo e salvo no computador para consultas futuras. Se desejar fazer isso, basta clicar sobre o botão “PDF”, no menu superior, e, depois, no link “Salvar como PDF”.

No mesmo menu se encontra a opção necessária para a execução deste tutorial: Procurar > Procurar drivers. Caso prefira, há também um link direto para esse recurso na página inicial do Ma-Config, chamado “Atualize seus drivers”.

Basta, então, selecionar a versão correta do seu sistema operacional no menu à esquerda e, em seguida, decidir quais opções da seção “Configurações” devem ou não ser levadas em consideração: “Mostrar somente drivers mais recentes”, “Mostrar somente drivers com certificação WHQL” e “Mostrar os drivers beta”.

Entendendo a lista

É muito simples perceber quais drivers precisam ser atualizados. Muitos estão apenas listados, como o IDT High Definition Audio CODEC, primeiro item da imagem abaixo. Porém, outros possuem uma visão estendida, em que consta uma nova versão disponível e um botão para download.

Para ter certeza de que aquele é um driver mais recente, basta comparar a data de lançamento da versão instalada com a data da versão sugerida pelo Ma-Config:

Preste atenção nas informações destacadas (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Sendo assim, caso queira atualizar esse driver, tudo o que você deve fazer é clicar no botão “Download”. Depois de ser direcionado para o site Tous Le Drivers (TLD), clique novamente sobre o ícone de download do arquivo, escolha um dos servidores disponíveis e, depois de baixá-lo, instale-o normalmente.

Na próxima análise da máquina, você poderá constatar que esse driver já está na sua versão mais recente e que, portanto, não possui update disponível. O interessante desse processo é que, ao segui-lo, você não precisa passar muito tempo no Google ou em sites de fabricantes até encontrar a versão certa a ser instalada. Tudo é entregue de "mão beijada" para administrador do PC. Muito mais fácil, não?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.