Windows: como fazer backup de arquivos sem iniciar o SO

1 min de leitura
Imagem de: Windows: como fazer backup de arquivos sem iniciar o SO

Neste tutorial do Tecmundo, você vai ver como é possível garantir o backup dos seus documentos, fotos, músicas, vídeos e outros arquivos importantes mesmo que esteja tendo problemas com a inicialização do Windows 7.

O que vamos fazer é um pequeno truque. Vamos recorrer ao recurso de recuperação de sistema do Windows para poder usar o Prompt de Comando. Então, a partir dele, vamos executar um programa cuja interface gráfica nos permita acessar o explorador de arquivos do sistema operacional. Assim você poderá copiar e mover os arquivos que precisa. Soou complicado? Veja como é simples!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Faça você mesmo

Durante a inicialização do Windows 7, tecle F8 para ativar a tela com as opções de inicialização avançadas e procure pela opção de restaurar o seu computador. Caso ela não esteja disponível, será necessário reiniciar o PC com a mídia de instalação do sistema operacional inserida no drive de leitura óptica (se for um DVD) ou conectada no USB (se for um pendrive). Aguarde o carregamento dos arquivos necessários para ver a tela de instalação do Windows 7.

Escolha idioma, formato de hora e moeda, além do layout do teclado. Em seguida, clique em “Avançar”.

Na tela seguinte, clique em “Reparar o computador”, no canto inferior esquerdo.

A ferramenta de recuperação do sistema vai procurar por instalações do Windows e listá-las. Primeiro, deixe marcada a primeira caixa desta tela, depois, selecione a instalação do seu interesse e clique em “Avançar”.

A tela seguinte exibe as diferentes ferramentas que você tem à disposição para recuperar o sistema. Clique na última delas, “Prompt de comando”, que será utilizado como uma ponte para executarmos um aplicativo com interface gráfica para mover ou copiar os arquivos que desejamos manter a salvo.

Com o Prompt de Comando aberto, vamos fazer um macete. Digite “notepad.exe” para abrir o Bloco de Notas.

Então, abra o menu “Arquivo” e clique em “Abrir”. Depois, clique no ícone “Computador”, à esquerda, e veja como agora você pode explorar o computador para copiar e mover qualquer arquivo para um local seguro, mesmo que o seu Windows não esteja sendo inicializado normalmente.

Observação: se pelo Bloco de Notas você não conseguir visualizar todos os arquivos de uma pasta, é só você clicar em “Tipo” e escolher “Todos os arquivos”. Isso pode ser necessário, pois o processador de textos filtra documentos de texto de extensão TXT.

.....

Esperamos ter ajudado você com mais um tutorial. Até a próxima leitura!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.