Apresentador do programa Mythbusters ensina como construir um hovercraft em casa

1 min de leitura
Imagem de: Apresentador do programa Mythbusters ensina como construir um hovercraft em casa

Adam Savage ficou famoso pelo programa Mythbusters, em que ele e o colega Jamie Hyneman testam mitos para verificar a sua autenticidade. No show, os dois constroem uma infinidade de objetos, máquinas e artefatos para colocar à prova diversas crenças populares.

Esse é um projeto desenvolvido por Adam Savage, em que ele ensina como construir um hovercraft (espécie de aerobarco que desliza sobre o chão ou a água através de um colchão de ar) para crianças, utilizando apenas materiais fáceis de encontrar.

Materiais necessários

  • 1 chapa de madeira (compensado ou aglomerado);
  • 1 soprador de folhas (elétrico ou movido a combustível);
  • 1 cortina de banho ou blackout (precisa ser resistente);
  • 2 rolos de Silver Tape;
  • 1 tampa de de lata de tinta;
  • Isolamento de espuma em tubos;
  • Parafusos variados.

Como fazer

Comece cortando a chapa de madeira em formato circular com aproximadamente 120 centímetros de diâmetro. Depois, posicione o soprador de folhas bem no centro e faça um corte na parte superior do tamanho do bico do aparelho, de modo que ele possa ser posicionado no local e fique bem justo.

O próximo passo é estender a cortina no chão e colocar a madeira em cima. Envolva a madeira de modo que a parte debaixo dela fique completamente coberta pela cortina. Prenda as bordas na parte de cima da madeira com um grampeador e vede muito bem com Silver Tape, para que o ar não escape.

Na parte inferior da madeira, prenda a tampa de lata de tinta no centro para segurar a cortina. Corte seis buracos na cortina, com aproximadamente 5 centímetros de diâmetro cada, posicionados a aproximadamente 2 centímetros da tampa, de forma que eles formem um círculo em volta dela.

O passo seguinte é prender o soprador de folhas muito bem na madeira com os parafusos e logo depois conectar o bico dele no buraco que foi feito anteriormente, utilizando a fita adesiva para vedar o local e não deixar que o ar escape.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wired)

A borda do Hovercraft pode ser envolvida com a espuma de isolamento, principalmente para proteger o veículo de trombadas. Agora é só prender uma cadeira (preferencialmente leve e baixa) no meio, lembrando-se de manter o ponto de gravidade sempre o mais baixo possível.

Fonte: Wired

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.