Como rodar o Prompt de Comando sempre como Administrador

1 min de leitura
Imagem de: Como rodar o Prompt de Comando sempre como Administrador

O Prompt de Comando (conhecido também como CMD) é uma função presente no Windows que trabalha como uma ferramenta de acesso a vários outros comandos dentro do sistema operacional, incluindo algumas opções bastante avançadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entretanto, para conseguir utilizar algumas dessas ferramentas é preciso que você esteja executando o CMD como Administrador, função que, às vezes, simplesmente nos esquecemos de habilitar.

Para resolver esse problema, uma boa alternativa é fazer com que ele sempre seja executado nesse modo. Confira, de maneira muito simples, como fazer isso.

Primeiro, abra o Windows Explorer e digite o seguinte caminho: C:\Users\Sua conta de usuário\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Accessories.

Agora, localize dentro dessa pasta o ícone de acesso ao Prompt de Comando. Depois, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a alternativa “Propriedades”.

Com o menu aberto, vá até a aba “Atalho”. Ali, aperte em “Avançados...”.

Por fim, na nova janela que deve surgir, marque a opção “Executar como administrador”.

Maneira alternativa

Caso o método anterior não tenha dado certo por algum motivo, há uma forma alternativa de você fazer com que o Prompt de Comando seja acessado sempre como Administrador. Primeiro, vá novamente até a pasta dos atalhos localizada em: C:\Users\Sua conta de usuário\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Accessories.

Em seguida, localize o atalho para o Prompt de Comando e o exclua deste diretório. Após fazer isso, abra o Windows Explorer e vá até C:\Windows\System32. 

Já na pasta, busque o executável “CMD.EXE”. Depois que o encontrar, clique sobre o arquivo com o botão direito do mouse e procure a aba “Enviar para”. Ali, aperte na alternativa “Área de trabalho (criar atalho)”.

Por fim, vá até o desktop do Windows e realize todo o procedimento anterior, ou seja, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a alternativa “Propriedades”. Com o menu aberto, vá até a aba “Atalho”. Ali, aperte em “Avançados...”. Por fim, na nova janela que deve surgir, marque a opção “Executar como administrador”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.