Como acessar partições do Linux no Windows

1 min de leitura
Imagem de: Como acessar partições do Linux no Windows

(Fonte da imagem: iStock)

Ter mais de um sistema operacional instalado no disco rígido não é mais tão incomum como antes. Particionar um HD e colocar mais de um SO no computador tornou-se uma tarefa corriqueira para muita gente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O problema de dividir o disco em várias partes é que seus arquivos ficam “espalhados” pelas partições. Em alguns casos, o sistema de arquivos utilizado nas demais partes do HD não é reconhecido pelo sistema operacional que está sendo executado, ficando impossível recuperar os documentos.

No caso do Windows e do Linux, há uma dificuldade do sistema operacional da Microsoft em montar a partição com o SO livre, para que você possa ao menos visualizar os documentos armazenados no Linux.

Para resolver esse problema, foram desenvolvidas algumas aplicações que permitem acessar o conteúdo de partições EXT3 e EXT4 (padrões do Linux) dentro do Windows. Veja abaixo algumas delas.

Ext2Fsd

Ext2 File System Driver for Windows é uma ferramenta gratuita que integra ao Windows a capacidade de leitura de arquivos nos sistemas de alocação EXT2 e EXT3 (padrão do Linux). Com essa aplicação, você pode ler, editar e criar novos documentos na partição com o sistema operacional livre.

DiskInternals Linux Reader

Diferente do aplicativo mostrado anteriormente, o DiskInternals Linux Reader permite que você acesse os arquivos em partições EXT2 e EXT apenas no modo de leitura. Ou seja, não é possível modificar o conteúdo dos documentos, apenas visualizá-lo. O Linux Reader inclui uma ferramenta para pesquisa e também proporciona a pré-visualização das imagens através de miniaturas.

Ext2Read

O Ext2Read permite que você visualize qualquer arquivo e diretório das partições com Linux, mas não possibilita a edição dos documentos. O que chama a atenção na aplicação é que ela possibilita copiar pastas inteiras para a parte do disco que abriga o sistema operacional da Microsoft, liberando assim a possibilidade de alterar o seu conteúdo.

.....

Se você está enfrentando algumas complicações para acessar o conteúdo de outras partições a partir do Windows, os aplicativos listados acima podem ser de grande ajuda. Vale a pena arriscar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.