Google Drive: aprenda a usar o Google Spreadsheet como um proxy

2 min de leitura
Imagem de: Google Drive: aprenda a usar o Google Spreadsheet como um proxy

O Google Drive (antes conhecido como Google Docs) é uma das ferramentas para criação de documentos online mais utilizadas dos últimos tempos. A simplicidade no uso e as funcionalidades avançadas que ele oferece fazem com que o serviço da Google seja um dos preferidos entre as pessoas que navegam na internet.

A ferramenta para criação de planilhas é uma das que mais impressiona. Embora rode diretamente no navegador, o Google Spreadsheet oferece uma grande quantidade de funções poderosas, podendo ser utilizado, por exemplo, para navegar anonimamente por diversos sites.

Ficou interessado? Então confira abaixo os passos necessários para transformar uma simples planilha em um serviço de proxy. O processo é bem simples e você não terá que mexer com cálculos complicados e fórmulas sem fim.

Pré-requisitos

Obviamente, para seguir os passos descritos ao longo deste tutorial, você precisa ter uma conta no Gmail e ter acesso ao Google Drive. Para saber como ter o seu espaço no Google, acesse o artigo “Como criar uma conta no Gmail” e siga as instruções.

Criando o seu proxy

Para usar o Google Spreadsheet como serviço de proxy, é preciso copiar uma planilha criada por Antonio Rinaldi para o seu Google Drive.

1) Clique no link abaixo para acessar a planilha “proxy6109” no drive do desenvolvedor.

2) Clique na opção “File” do Google Spreadsheet e, em seguida, selecione a opção “Make a copy”.

3) Uma vez que a cópia tenha sido realizada, acesse o menu “Form” na ferramenta da Google e clique em “Accepting responses”.

Não se preocupe com os códigos e fórmulas presentes na planilha que foi copiada. Você não precisa editar nenhuma opção do documento, bastando deixá-lo no diretório-raiz do seu Google Drive.

Agora, para utilizar o proxy, adicione o link abaixo aos favoritos do seu navegador. É só clicar sobre ele e, com o botão do mouse ainda pressionado, arrastar o cursor até uma posição qualquer da barra de favoritos do browser. A URL será identificada com o nome “Proxy6109 (bookmarklet)”.

Proxy6109 (bookmarklet)

Feito isso, é só clicar sobre o favorito adicionado e aguardar alguns instantes. Na página que carregar, basta digitar o endereço do site que você deseja acessar na barra de endereços exibida e pressionar a tecla “Enter”. Pronto! Você está utilizando o Google Drive como proxy para acessar seus sites preferidos.

A interface para acesso aos sites conta ainda com um histórico, que pode ser visualizado a partir da aba “History”, presente no rodapé da página.

Algumas considerações

A ideia de utilizar a ferramenta do Google como proxy é permitir que você visualize o conteúdo textual de uma página que esteja bloqueada para acesso na rede utilizada para acesso a internet. Sendo assim, qualquer item em Flash ou outra tecnologia de animação é bloqueado. A própria estrutura do site é modificada para que tudo seja mostrado no modo texto.

O objetivo da planilha criada não é permitir o acesso ao Facebook ou Twitter em uma máquina na faculdade, por exemplo, mas sim que você possa ver uma notícia ou um artigo em portais de informação como o Tecmundo.

Fonte: Antonio Rinaldi

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.