Tor: como navegar anonimamente na internet

2 min de leitura
Imagem de: Tor: como navegar anonimamente na internet

(Fonte da imagem: iStock)

Navegar tranquilamente por qualquer site da internet é o desejo de qualquer pessoa que acessa a rede mundial de computadores com frequência. Malwares, vírus e roubo de dados são apenas algumas das preocupações que assombram a mente de quem acessa diversos portais todos os dias.

Existem diversas ferramentas que ajudam a melhorar a segurança na internet, como o pacote Tor, que permite navegar anonimamente em qualquer site da rede. Ficou interessado no programa? Então confira o tutorial abaixo e veja como é fácil aproveitar os recursos oferecidos pela aplicação.

Você vai precisar de...

Para seguir os passos descritos neste tutorial, é preciso ter o aplicativo Tor em seu computador. Clique no botão abaixo para fazer o download da aplicação.

Depois de baixar o arquivo, é só executá-lo e selecionar o diretório no qual o conteúdo será extraído. É possível escolher qualquer pasta do seu computador. Para executar o Tor, basta clicar duas vezes sobre o executável “Start Tor Browser” e aguardar alguns instantes.

Navegando com mais segurança

O Tor é um pacote de segurança para quem navega na internet. Mas para que os recursos oferecidos funcionem corretamente, é preciso que você utilize o navegador oferecido pela aplicação. Trata-se de uma versão adaptada do Firefox que traz alguns recursos e plugins desabilitados.

Ao iniciar o Tor, a ferramenta Vidalia é executada, a qual é responsável por estabelecer a conexão do navegador com a os servidores da internet. Depois de conectada, a aplicação inicia o Firefox personalizado automaticamente.

Feito isso, é só aguardar alguns instantes até que a página inicial do navegador seja carregada, indicando que a conexão foi estabelecida com sucesso e que você já pode utilizar a aplicação para navegar com mais segurança.

Qual a diferença então?

Todas as atividades que você realiza na internet podem ser utilizadas para rastrear o seu endereço IP. O que o Tor faz é esconder essa informação. Antes de seus dados serem, de fato, enviados para a internet, o aplicativo cria diversas conexões aleatórias com algumas máquinas.

Assim, caso algum código mal-intencionado tente rastrear o seu endereço de IP, ficará perdido em meio a tantos redirecionamentos. O Tor oferece também a criptografia dos dados trocados entre o seu computador e a rede mundial de computadores. Com isso, mesmo que alguém consiga interceptar as informações, não conseguirá lê-las.

(Fonte da imagem: iStock)

O uso desses mecanismos de segurança faz com que a navegação seja um pouco mais lenta quando você utiliza os recursos do Tor. Mesmo assim, é muito útil para acessar algumas páginas não muito confiáveis na internet.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.