Dropbox: como imprimir arquivos remotamente

1 min de leitura
Imagem de: Dropbox: como imprimir arquivos remotamente

O Dropbox se tornou um serviço bastante conhecido pela sua simplicidade e eficiência. Com ele, é possível armazenar arquivos — sejam fotos, textos ou programas — em uma “nuvem”, que depois pode ser acessada independente do dispositivo (computador, notebook, smartphone etc.) utilizado por você. Trata-se de um bom exemplo do novo conceito de “pendrive virtual”, que vem ganhando força e adeptos a cada momento.

E, para aumentar a sua lista de utilidades, o Dropbox também permite imprimir documentos remotamente. Imagine que você está acessando um arquivo do seu smartphone que precisa ser impresso. Uma opção seria esperar até estar em sua casa para resolver esse assunto. Ou você poderia, simplesmente, usar o Dropbox em qualquer dispositivo próximo que tivesse conectividade com a internet e com uma impressora.

Tudo para facilitar a sua vida e mostrar que, hoje, com simples passos, é possível deixar ainda mais prático e acessível o armazenamento — e agora a impressão — de arquivos. Confira:

Pré-requisitos

Dropbox

Pacote ePrint


Faça você mesmo

O blog GHacks desenvolveu o pacote ePrint, que, além de possuir uma instalação bastante simples, ainda permite que documentos no Dropbox sejam enviados para a impressão sem muitas complicações.


Após fazer o download do pacote ePrint, basta abri-lo e clicar duas vezes em “eprint.vbs” (o Dropbox deve estar ativo). Em seguida, a pasta “PrintQueue” aparecerá automaticamente no diretório de sincronia do seu “pendrive virtual”.


Com isso, basta apenas se certificar que a impressora esteja ligada e colocar o documento que será impresso (arraste para a pasta ou use o famoso “Control+C + Control+V”) em “PrintQueue” — que o enviará automaticamente para a impressão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.