Como converter um vídeo para HTML5

2 min de leitura
Imagem de: Como converter um vídeo para HTML5

Exibir vídeos em uma página na web tornou-se bem comum, principalmente depois que os portais como o YouTube passaram a oferecer os códigos de “embed”, que permitem incorporar o conteúdo à qualquer site ou blog facilmente.

Com o surgimento do HTML5, ter vídeos nas páginas ficou ainda mais simples. Por isso, muitas pessoas procuram maneiras de utilizar o novo recurso oferecido pela quinta forma do HTML em seus blogs e sites pessoais.

Nós preparamos este rápido tutorial a fim de mostrar todos os passos necessários para você converter os vídeos para HTML5 e utilizá-los em uma página web. Veja como é simples!

Você vai precisar de...

Para a execução dos passos descritos abaixo, você vai precisar ter o programa Freemake Video Converter instalado em seu computador. A aplicação é compatível com todas as versões mais recentes do Windows e pode ser utilizada em qualquer máquina sem problemas.

Atenção na instalação

Durante o processo de instalação do Freemake Video Converter, você precisa ficar atento para não instalar toolbars indesejadas ou ter as configurações pessoais do seu navegador modificadas sem a devida autorização.

Em uma das telas do assistente, é possível escolher entre as opções “Quick installation (ad-supported)” e “Parameters settings (Advanced)”. Para evitar a adição de barras de ferramentas ao navegador, selecione a segunda opção e desmarque todos os itens exibidos abaixo dela, como mostra a imagem a seguir.

Além disso, você também pode selecionar se deseja ou não a instalação dos plugins do Freemake Video Converter para o Firefox e o Google Chrome.

Convertendo os vídeos

1) Na tela principal do Freemake Video Converter, clique sobre a opção “Video”, presente na barra de ferramentas superior do programa.

2) Agora, adicione os vídeos que deseja converter. Você pode criar uma lista com quantos arquivos quiser. O programa faz a conversão de cada um separadamente.

3) Feito isso, é hora de selecionar o formato para o qual os arquivos serão convertidos. Na barra de ferramentas localizada na parte inferior da janela do programa, clique na seta para a direita até que a opção “to HTML5” seja mostrada.

4) Clique sobre o item “to HTML5” e aguarde alguns instantes para que a tela de configurações apareça.

5) O próximo passo é escolher a resolução para o arquivo de saída. Além das opções tradicionais, o Freemake Video Converter também permite que o conteúdo seja exibido em alta definição.

6) Agora, é só escolher o diretório no qual o vídeo convertido será armazenado e o tamanho limite do arquivo, se assim desejar.

7) Para finalizar o processo, clique em “Converter” e aguarde até que a tarefa seja finalizada.

Vídeo convertido! E agora?

Quando os seus vídeos forem convertidos, o Freemake Video Converter exibe uma tela com os quatro passos necessário para você exibir os arquivos em uma página da internet.

De forma resumida, é preciso hospedar o conteúdo áudio visual em algum servidor, para que ele possa ser linkado em seu site, e copiar o código fornecido pelo Freemake Video Converter entre as tags e da sua página.

Pronto! Na tela com as instruções, também é possível pré-visualizar o vídeo e ter uma ideia de como ele será mostrado no seu site. Assim, você pode fazer os ajustes necessário antes mesmo de colocar o conteúdo no ar.

.....

Quer saber mais sobre HTML5? Então não deixe de conferir o artigo “O que é HTML 5?” e fique por dentro de tudo o que a quinta edição do código mais utilizado na internet tem para oferecer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.