Windows 8: como descobrir o IP

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como descobrir o IP

Descobrindo o IP (Fonte da imagem: iStock)

O IP (sigla para Internet Protocol ou Protocolo de Internet) é o protocolo que, falando de uma forma simples, possui o endereço de comunicação do seu computador. Ele é que identifica a sua máquina em uma rede e permite que você possa navegar na internet, efetuar acesso remoto, jogar com os seus amigos (jogos online) etc.

Muitas vezes, para resolver problemas (ou ser capaz de executar algumas funções), você precisa saber qual é o seu endereço de IP na rede local. Abaixo, segue um tutorial com uma maneira bem simples de localizar o IP do seu computador. A dica vale também para o Windows 7.

Saiba o seu IP local

Primeiro, abra uma janela de execução do Windows, utilizando o atalho de teclado “Tecla do Windows + R”. Nela, digite “cmd” (sem as aspas) e clique em “OK” para confirmar a operação.

Abrindo a janela de comando

Veja que uma tela de comando é aberta. Ali, digite "ipconfig –all” (sem as aspas, mas com o espaço entre ambos).

Digitando o comando

Uma série de informações é obtida por meio desse comando. O seu IP estará identificado em “IPv4 Address”, como mostrado na imagem abaixo.

Veja o endereço de IP

Prontinho, agora você já sabe como descobrir o IP da máquina utilizando o terminal. Vale lembrar que por meio desse comando você também pode obter outros dados, como o endereço físico da computador (MAC Address).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.