Windows 8: como trocar ícones de funções

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como trocar ícones de funções

Todo mundo gosta de personalizar o ambiente que utiliza para trabalhar, inclusive o sistema operacional presente na realização de várias tarefas diárias. Além de facilitar o acesso a algumas funções mais comuns, a configuração do visual do SO é uma forma de expor um pouco mais sobre você.

Qualquer detalhe diferente vale, seja a cor da interface, o papel de parede ou a foto exibida na sua conta de login. Então, que tal personalizar também o ícone de cada aplicativo mostrado no Menu Iniciar do Windows 8? O processo é bem simples, e você confere o passo a passo logo abaixo.

Mãos à obra

No tutorial “Como criar um tile para desligar e reiniciar o Windows 8”, você viu como é simples adicionar o botão para desligar o sistema operacional à interface Metro do sistema. Porém, ficou faltando um ícone para diferenciá-lo das demais opções exibidas.

Dessa maneira, vamos utilizar o tile criado no tutorial supracitado para ilustrar o processo de personalização do ícone de uma aplicação. O primeiro passo é selecionar o botão que você deseja modificar, clicando com o botão esquerdo do mouse sobre ele. Ao fazer isso, uma barra de opções será exibida na parte inferior na tela, na qual você pode selecionar a opção “Open fille location”.

Uma janela do Windows Explorer será aberta, exibindo o arquivo solicitado em evidência. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione o item “Properties”. Na tela de propriedades que aparecer, escolha o botão “Change Icon...”.

Diversos ícones serão mostrados na tela. Agora, é só você escolher aquele que indique melhor a ação do botão que está sendo editado e clicar em “OK”. Não se esqueça de confirmar as alterações feitas, selecionando o botão “Apply” no final.

O ícone escolhido será aplicado em todos os atalhos do programa no sistema operacional. Por isso, cuidado na hora de escolher a imagem para não selecionar uma que possa confundir a função do botão.

Você não precisa utilizar apenas os ícones oferecidos pelo sistema operacional. O Baixaki possui um número bem grande de pacotes com imagens temáticas e divertidas para você utilizar. Mas vale lembrar que algumas figuras podem não ser exibidas pelo SO. Assim, é bom ficar atento à escolha que você for fazer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.