4 programas úteis para quem usa dois monitores

2 min de leitura
Imagem de: 4 programas úteis para quem usa dois monitores

Não há dúvidas de que todos nós gostaríamos de ter cada vez mais pixels à nossa disposição na tela, seja para aumentar o número de janelas abertas ao mesmo tempo ou para obter mais definição de imagem nos filmes. Enquanto que muitos alcançam isso usando a abordagem mais óbvia, comprando um monitor maior, outros preferem uma aproximação diferente e até mais econômica: usar dois monitores simultaneamente.

Apesar de serem muitas as pessoas que preferem a segunda opção, mesmo a última versão do Windows não oferece uma gama satisfatória de configurações para quem tem duas telas. Pensando nisso, o Baixaki/Tecmundo elaborou essa lista com os melhores aplicativos para expandir ainda mais a sua experiência com dois monitores. Confira!

Dual Monitor Taskbar

Umas das opções que mais fazem falta no Windows 7 quando estamos usando dois monitores é a ausência da barra de tarefas na segunda tela. O Dual Monitor Taskbar veio justamente para corrigir este problema, adicionando uma barra de tarefas completamente funcional no segundo display durante o modo Dual View.

A nova barra também pode ser configurada à vontade, permitindo até que você a coloque em uma posição diferente da barra de tarefas principal. O aplicativo também conta com suporte à fixação de atalhos de programas, ao efeito visual Aero e até ao gerenciamento de janelas. A opção de ocultar a barra automaticamente também está disponível.

John’s Background Switcher

Este segundo programa é especialmente útil para quem se preocupa com a estética da sua Área de trabalho. Com o John’s Background Switcher, você pode ter dois papéis de parede diferentes no seu PC, um para cada monitor ativo, algo que mesmo o Windows 7 não faz de forma nativa.

Um detalhe interessante é que o aplicativo não tem limitações quanto à resolução das imagens, garantindo que você possa ter fotos que se encaixam perfeitamente em cada um dos monitores. De quebra, o app ainda conta com opções extras, como usar o Flickr ou o Picasa como repositório para as imagens e até configurar o tempo com que os papéis de parede serão alterados automaticamente.

WinSplit Revolution

Este programa veio justamente para valorizar ainda mais os pixels que você tem à sua disposição. Com ele, você pode dividir o espaço disponível nos monitores em várias áreas de tamanho exato, permitindo que cada janela aberta seja redimensionada para ocupar um certo espaço, pixel por pixel.

O programa também permite que você atribua teclas de atalho para ajustar o tamanho e a disposição de cada janela. Dessa forma, você pode usar as teclas Ctrl + Alt + 1 para colocar a janela ativa no canto inferior esquerdo do primeiro monitor, usando como referência a posição em que a tecla 1 se encontra no teclado numérico, por exemplo.

Multi Monitor Mouse

Se você já usa dois monitores há algum tempo, você já deve ter percebido que mover o ponteiro de uma ponta a outra entre as duas telas dá um pouco de trabalho, exigindo que você fique levantando o mouse para compensar o seu alcance limitado. O Multi Monitor Mouse é especialmente útil para este problema, permitindo que você mude o ponteiro entre as telas rapidamente.

O aplicativo atribui teclas de atalho (o padrão é Alt +) que fazem com que o ponteiro mude instantaneamente de um monitor para outro, agilizando muito a “viagem” que você precisaria fazer com o mouse. Você também pode configurar o programa para que os botões extras do mouse executem a ação, em vez de usar atalhos no teclado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.