Como deixar todas as pastas iguais no Windows 7 [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Como deixar todas as pastas iguais no Windows 7 [vídeo]

O Windows oferece uma funcionalidade nativa que permite a você manter um padrão na visualização dos arquivos em todos os diretórios do sistema. O procedimento é bem simples: é só acessar as opções de qualquer pasta do computador e clicar em “Aplicar às Pastas”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O problema é que nem sempre as configurações feitas utilizando os recursos da Microsoft são mantidas por muito tempo. Qualquer atualização dos arquivos do Windows faz com que a personalização seja perdida e, no caso do Windows Vista e do Windows 7, não é certeza que o processo funcione.

Existem alguns aplicativos que podem ajudar na solução desse pequeno problema, substituindo o Windows Explorer padrão do Windows. Um dos mais utilizados é o Explorer++, por ter uma interface simples e ser bem prático.

Como ele funciona

Não há muito segredo em usar o Explorer++. Embora ele tenha algumas ferramentas a mais do que o Windows Explorer, do Windows, a ideia é exatamente a mesma. Na coluna à esquerda, é possível ver as pastas e dispositivos conectados ao computador. À direita, você tem acesso aos arquivos propriamente ditos.

Padronizando a exibição

Selecionando o menu “Tools” (Ferramentas), clique na opção “Options...” (Opções) e aguarde até as configurações carregarem. Feito isso, acesse a guia “Default Options” presente na janela que for exibida.

Em “Default view”, você pode marcar a forma de visualização padrão dos arquivos e diretórios. As opções são: “Thumbnails” (Miniaturas), “List” (Lista), “Tiles” (Lado a lado), “Details” (Detalhes), “Icons” (Ícones) e “Small Icons” (Ícones pequenos).

Depois de selecionar o modo de exibição desejado, você ainda pode escolher se deseja exibir ou não os arquivos ocultos do sistema (“Show Hidden Files”), se os arquivos devem ser agrupados ou não (“Show In Groups”) ou ainda se os itens devem ser organizados automaticamente (“Auto Arrange”).

As opções selecionadas serão utilizadas como padrão do Explorer++, ou seja, qualquer aba ou janela do Explorer++ que você abrir terá o mesmo estilo de visualização dos arquivos e pastas. Depois de marcar os itens desejados, é só clicar em “Apply” (Aplicar) e depois em “Ok”. Pronto! Agora os documentos são mostrados da mesma forma em qualquer diretório acessado por meio do aplicativo.

E tem mais

O legal do Explorer++ é que você pode trabalhar com diversas abas ao mesmo tempo, facilitando o acesso a arquivos e pastas diferentes sem ter que executar outra instância da aplicação. Além disso, o acesso às partições, ao drive óptico e aos dispositivos conectados à máquina pode ser feito rapidamente utilizando os atalhos presentes na Barra de ferramentas.

A aplicação também permite que você simplesmente arraste os arquivos entre os diretórios ou mesmo para outros aplicativos em execução. Dividir, unir e destruir documentos são tarefas que podem ser feitas utilizando o próprio Explorer++.

E se você quer tornar o trabalho ainda mais prático, é só personalizar atalhos do teclado para acessar as funcionalidades do programa. Sem dúvida uma boa opção de aplicativo para utilizar juntamente com o Windows Explorer ou substituir de vez o gerenciador da Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.