Como ativar o Modo Noturno no Windows, YouTube e outros serviços

2 min de leitura
Imagem de: Como ativar o Modo Noturno no Windows, YouTube e outros serviços

Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não tenha ao menos um dispositivo eletrônico em casa. Pode ser um celular, um tablet, um notebook ou PC — certamente um desses está presente no seu dia a dia, até para quem não é muito adepto dessas tecnologias. A questão é que a superexposição a tantos aparelhos é prejudicial à visão, e nem reduzindo o brilho das telas alivia o efeito causado por elas, principalmente à noite, quando nossos olhos já estão bem mais cansados que no decorrer do dia.

Na tentativa de amenizar esse problema, muitas empresas começaram a implementar em seus produtos o chamado Modo Noturno, que diminui a intensidade da luz do visor e a substitui por tons mais escuros e menos agressivo  tudo para tornar a visualização mais confortável, mesmo se você precisar usar seu gadget pouco tempo antes de ir dormir. Separamos alguns serviços que já contam com esse recurso; veja abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No Windows 10

O Windows 10 é o primeiro sistema operacional desenvolvido pela Microsoft que possui um Modo Noturno e que não se restringe a programas específicos, o que significa que todo o software tem suporte à função. No entanto, é preciso ter instalada a atualização mais recente  a Creators Update , liberada em abril deste ano. Se você ainda não fez o download, confira este tutorial.

Para ativar o Modo Noturno, acesse Iniciar > Configurações > Sistema. Logo na primeira janela, a de Tela, haverá a opção "Luz Noturna"; basta marcá-la para habilitar a funcionalidade.

Você ainda pode personalizá-la clicando em "Configurações de luz noturna" para definir o quão intensa será a luz noturna e para agendá-la automaticamente todos os dias. O recomendável da plataforma é que ela seja ativada sempre ao pôr do sol, por volta das 17h32. O computador sempre voltará à luz normal ao nascer do sol, por volta das 6h50.

No Android N

O Android 7.0 Nougat também é outro sistema operacional que possui um Modo Noturno incluso por padrão em sua arquitetura. Você pode habilitá-lo acessando as configurações do seu smartphone, indo em Sintonizador System UI > Cor e Aparência e, por fim, em "Modo Noturno". Também publicamos aqui no TecMundo um tutorial completo de como ativar o Modo Noturno no Android N.

No YouTube

No site de vídeos do Google, você precisa ter ativado o site com a nova interface do Material Design. Caso ainda não tenha feito esse procedimento, é só ir até YouTube.com/new e clicar em "Faça um teste agora", logo na janela inicial.

A partir daí, abra o menu superior clicando na sua foto de perfil, no canto direito da tela, e habilite a opção "Tema escuro". Pronto. Toda a página será exibida em tons mais escuros.

Lembrando que você também precisa ter instalada a versão 57 do Google Chrome, e o recurso só funciona nesse navegador.

No Twitter

Até o momento, apenas a versão móvel do Twitter possui o Modo Noturno. Para ativá-lo, abra o aplicativo da rede social e clique na sua foto de perfil no canto superior esquerdo da tela. Quase no final da aba, marque a opção "Modo noturno" para deixar o fundo do serviço mais escuro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.