Aprenda a recuperar fotos excluídas no Android

2 min de leitura
Imagem de: Aprenda a recuperar fotos excluídas no Android
Imagem: Pixabay

Você já excluiu um monte de fotos com a finalidade de liberar espaço no seu smartphone, mas depois se arrependeu? Ou já apagou por acidente imagens importantes? Saiba que existem vários recursos e métodos que podem ajudar na tarefa de recuperá-las. Veja a seguir alguns deles.

1. Use um aplicativo da Google Play Store

Para recuperar as suas fotos, você não precisa ter um dispositivo rooteado, pois existem muitos aplicativos para esse fim. Um deles é o DigDeep Image Recovery, que funciona em dispositivos rooteados e não rooteados. É uma das formas mais fáceis de conseguir os seus arquivos de volta. Assim que abrir o app, você vai notar que ele já começa a varredura para achar as fotos excluídas. No fim, ele as exibe em pastas. Toque sobre uma delas e selecione as que você deseja recuperar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Outro bom app da Google Play Store é o DiskDigger recuperação fotos, que também funciona em aparelhos rooteados e não rooteados. Ao abri-lo, toque sobre o botão "Iniciar varredura básica de fotos". No caso da versão Pro, você pode escolher em qual partição do dispositivo deseja fazer uma varredura mais profunda. Depois que a análise for concluída, selecione os arquivos você quer ter de volta e toque sobre o botão "Recuperar".

2. Use um software de recuperação no Windows/Mac/Linux

Há vários softwares de recuperação disponíveis na web, como o EaseUS MobiSaver. Com ele, você pode apenas visualizar os dados na versão gratuita, mas para recuperá-los você vai precisar comprá-lo por US$ 39,95. Além disso, para funcionar, o seu smartphone deve ser rooteado.

Veja abaixo o passo a passo para recuperar suas fotos usando o EaseUS MobiSaver.

  • Conecte o seu dispositivo Android no USB do seu computador.
  • Habilite o modo desenvolvedor no seu dispositivo e permita a depuração USB: vá em Configurações > Sobre o telefone e toque sobre o "Número da versão" sete vezes. Depois, acesse "Configurar" e toque sobre "Programador". Em seguida, ative a função "Depuração USB".

  • Abra o aplicativo. O nome do seu dispositivo será exibido quando conectado com sucesso. Clique sobre o botão "Start".

  • O software começará a escanear o seu smartphone e mostrará quais dados podem ser recuperados.
  • Quando a análise for concluída, marque todas as fotos e outros arquivos que quiser recuperar e clique sobre o botão "Recover". Pronto! Você terá todas as suas fotos de volta.

Outras ferramentas similares são o RecoveryAndroid, que é gratuito, o FonePaw e o 7-Data Recovery.

3. Use o Google Fotos

O Google Fotos não ajudará no caso de recuperação de fotos excluídas se você nunca o tiver usado antes, por isso recomenda-se manter um backup de suas fotos para um futuro uso. Caso você tenha o "Backup & sync" ativado no Google Fotos, a tarefa de restaurá-los é facilmente realizada. Se você usa o Google Fotos como seu app de galeria primária, basta ir até a "Lixeira" e selecionar as fotos que deseja restaurar.

***

Como você viu, há maneiras de recuperar fotos excluídas. Não é preciso se desesperar! Porém, se você não tiver um dispositivo rooteado, pode se deparar com algum problema na hora de recuperar as suas fotos. Já nos dispositivos rooteados, o processo de recuperação é sempre mais fácil. Uma dica para não perder nada é usar o Google Fotos e, alternativamente, você pode carregar e manter um backup de todas as suas fotos e vídeos por meio de alguns serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive, o DropBox e o BlackBlaze.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.