4 maneiras de usar o alarme do seu Android para não perder a hora

4 min de leitura
Imagem de: 4 maneiras de usar o alarme do seu Android para não perder a hora

Você sabia que é muito fácil silenciar acidentalmente um alarme no seu Android? Ou mesmo adiá-lo diretamente sem se dar conta?

É muito constrangedor perder a hora e dar essa desculpa ao chegar atrasado no trabalho. É que, mesmo depois de definir um horário no aplicativo de relógio do Android, ele pode não funcionar. Existem muitos motivos para que isso aconteça. Um deles é relacionado às configurações de "Não Perturbe", por exemplo. Ou talvez você esteja sendo muito rígido quanto ao modo de silêncio total em seu smartphone e, mesmo que ele funcione, você pode ter definido o volume muito baixo, ou ainda o botão do alarme seja muito fácil de acertar. As razões são várias. Confira a seguir 4 maneiras de evitar que você perca a hora no alarme do seu Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Verifique as configurações da regra "Não perturbe"

O modo "Não perturbe" permite que o usuário defina algumas regras que ativam períodos de silêncio automaticamente, como durante a noite, fim de semana, evento ou alguma nova regra adicionada, por exemplo das 7 a.m. até as 12 p.m., duração das aulas de uma escola normal ou o que você preferir.

Porém, se você não for tão específico ou for bem agressivo quando o assunto é silêncio, as suas regras de "não perturbe" podem anular quaisquer outros alarmes que você tenha definido previamente. Você pode ter configurado o seu dispositivo Android para o modo de silêncio total.

Porém, no modo "Não perturbe", se tocar sobre as configurações rápidas para mudar manualmente o dispositivo para o modo de silêncio total, você vai receber um aviso caso esteja a ponto de silenciar um alarme.

O Android permite que você defina um alarme durante um período de silêncio total sem reclamação; por isso, fique bem atento a qualquer regra do "Não perturbe" que possa entrar em conflito com os seus alarmes. Considere então ativar um alarme após o período de silêncio configurado no modo "Não perturbe".

Preste atenção ao ícone de alarme que aparece no canto superior direito da tela do seu Android. Se ele estiver cinza, significa que o dispositivo está no modo de silêncio total. No entanto, o ícone de alarme aparecerá ativo, mesmo se seu alarme estiver definido para tocar durante um período de silêncio total.

Não use o modo de "Silêncio total" a menos que você realmente precise

Embora o conforto de não ser incomodado com as diversas notificações dos mais diferentes aplicativos pareça ser uma boa ideia, o modo de silêncio total se revela traiçoeiro. Na verdade, a menos que você esteja no cinema, na aula, em um funeral ou em qualquer outro ambiente que inspire respeito, o modo de silêncio total é geralmente uma má ideia, principalmente com relação a alarmes.

Uma alternativa inteligente é a opção "Alarmes somente", que obviamente silencia todos os outros sons e vibrações de notificações em seu dispositivo Android, exceto alarmes.

Com as personalizações corretas, o modo "Somente Prioridade" também é uma escolha inteligente, pois você pode silenciar tudo, exceto alarmes, bem como chamadas e mensagens de seus contatos mais importantes.

Verifique o volume do alarme

O volume do seu telefone nada tem a ver com o volume do seu alarme. São duas definições diferentes. Na verdade, o Android tem três níveis de volume separados: um para toques, outro para mídia (vídeos e música) e um terceiro para os alarmes. De modo geral, as teclas de volume da lateral só controlam o volume da campainha.

Caso você queira aumentar o volume do seu alarme, você precisará tocar sobre a pequena seta para baixo que aparece na parte superior da tela quando se toca nos botões de volume. Ao fazer isso, serão revelados três sliders de volumes específicos, incluindo o volume do alarme. Então, é só deslizá-lo para a direita.

Caso você esteja preocupado em acordar alguém que divide o mesmo quarto que você com o tom do seu alarme, existe uma configuração que permite silenciar o alarme antes que ele atinja o volume máximo. Para isso, abra o aplicativo "Relógio" do seu Android, toque sobre o botão de menu representado pelos três pontinhos no canto superior direito da tela, depois em Configurações > Aumentar gradualmente o volume (na opção Alarmes) e, em seguida, escolha uma configuração de 5 segundos a 1 minuto.

Torne mais difícil a suspensão de um alarme

Quando o alarme toca de manhã e o sono ainda está forte, é muito fácil esticar a mão e tocar sobre a tela para silenciá-lo, ainda de olhos fechados, e voltar a dormir.

Se você tem essa mania e já perdeu a hora por causa disso, pode ativar uma definição que torna o alarme mais difícil de ser interrompido quando ainda está com muito sono. Para isso, abra o aplicativo Relógio, toque sobre o botão de três pontinhos, depois em Configurações > Botões de volume e escolha uma opção que não seja a "Dispensam o volume". Você pode, por exemplo, escolher a opção "Ativam Soneca", se você tem tempo para mais alguns minutos, pois assim o alarme pode tocar mais algumas vezes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.