6 recursos escondidos no Gmail que podem te dar mais agilidade

4 min de leitura
Imagem de: 6 recursos escondidos no Gmail que podem te dar mais agilidade

Você usa o seu Gmail apenas para enviar e receber mensagens? Pois saiba que o serviço de e-mail do Google vai muito além disso. A plataforma conta hoje com recursos experimentais que podem ser ativados para incluir diversas funcionalidades que facilitam tarefas empresariais do dia a dia. E tudo isso se encontra no chamado Gmail Lab.

Além de ampliar as capacidades do modelo convencional do Gmail, o Labs reúne recursos em fase de testes que não estão totalmente prontos para uso. Entre eles estão atalhos de teclados personalizados, citar textos selecionados, acesso a links rápidos e respostas automáticas. Por se tratar de funções que não foram oficializadas, todas elas podem mudar, apresentar falhas ou desaparecer a qualquer momento, mas você pode experimentá-las para extrair o melhor do serviço de e-mail.

Para ativar o Labs, faça login na sua conta do Gmail e clique no ícone de chave no canto superior direito da tela para acessar "Configurações".

Ainda no topo, um pouco abaixo da barra de pesquisa do Gmail, note que haverá vários itens organizados na horizontal; procure por "Labs" e acesse a guia.

A partir daí, você pode selecionar as opções que mais lhe agradam - e desativá-las a hora que quiser fazendo o mesmo caminho. Selecionamos seis desses cursos para você começar a usar desde já.

Autenticação para remetentes verificados

Mesmo com segurança reforçada em suas máquinas, muitos usuários são alvos de cibercriminosos que, ao roubar dados pessoais de suas vítimas, cobram quantias em dinheiro para ter essas informações devolvidas e não divulgadas na internet. Boa parte desses ataques acontece via e-mail, quando o internauta entra em sites maliciosos que se passam por verdadeiros.

Obviamente, a atenção precisa ser redobrada em qualquer situação, e utilizar uma solução de antivírus, bem como manter seu aparelho atualizado, são práticas fundamentais para garantir uma proteção maior. Só que o Gmail Labs tem uma função que amplia essa segurança ao alertar sempre que uma página for ou não de uma empresa real (no caso, verificada).

Ao ativar o "ícone de autenticação para remetentes verificados", como o próprio nome já diz, será exibido o símbolo de uma chave ao lado de remetentes confiáveis, como PayPal e eBay, por exemplo. O Google considera um site como confiável se o site em questão envia um grande número de mensagens que a maioria dos usuários do Gmail pensam que não são spam. Além disso, os serviços confiáveis precisam publicar uma política de rejeição DMARC (Mensagem Baseada em Domínio de Autenticação, Relatório e Conformidade, na tradução livre) para comprovar que o domínio só envia e-mails autenticados e que qualquer mensagem fora desse padrão deve ser rejeitada.

Portanto, se receber alguma propaganda que não tenha o cadeado dourado ou não tem certeza de sua procedência, em hipótese alguma abra o e-mail, pois pode ser uma armadilha.

Player do Google Voice no e-mail

Ativando essa opção no Labs, sempre que for notificado de um correio de voz no Gmail, você poderá reproduzir áudios diretamente na mensagem recebida, sem ter de abrir uma página separada no navegador. O e-mail será marcado como "lido" para que você não tenha de tocar o arquivo na próxima vez que acessar a caixa de entrada do Google Voice no seu telefone.

Cancelar envio

Se você escreveu uma mensagem, chegou a enviá-la ao destinatário, mas se arrependeu logo depois, a dica é utilizar o recurso de cancelar envio para deletar aquele e-mail. A função atrasa o envio de mensagens em 5, 10, 20 ou 30 segundos, dando um certo tempo para que você acione o botão "desfazer" e evite enviar o e-mail.

Esta função está localizada na aba "Geral". Marque "Ativar o cancelamento de envio" e programe o tempo de espera para o Gmail reter as mensagens antes de enviá-las.

Respostas automáticas

Quem utiliza o Gmail todos os dias, certamente deve passar por algum momento em que um mesmo e-mail é enviado mais de uma vez para vários remetentes, seja para avisar que está ausente ou ocupado, ou confirmando presença em algum evento, por exemplo.

O recurso de respostas automáticas permite que você escreva previamente pequenos trechos e os insira nas mensagens instantaneamente, evitando assim ter de digitar o texto inteiro em todos os e-mails. Também é possível criar categorias de mensagens e enviar e-mails automaticamente utilizando filtros.

Painel de visualização

Diferente da maioria dos serviços de e-mail, a interface do Gmail não segue o padrão que coloca o conteúdo das mensagens à direita da tela e mantém a lista de e-mails à esquerda, mesmo com um e-mail aberto à direita. Isso pode ser aplicado ao software do Google ativando o painel de visualização, que permite ler e-mails ao lado da lista de conversas. Uma vez ativada a função, um novo botão aparecerá próximo ao ícone de chave do menu de configurações na caixa de entrada e, ao clicar nesse botão, a interface do Gmail pode ser mudada para o painel de divisão, tanto na vertical quanto na horizontal.

Avanço automático

Excluir várias mensagens em sequência no Gmail pode ser um trabalho irritante, já que você precisa voltar à caixa de entrada sempre que quiser abrir o próximo e-mail. Para economizar esse tempo, o serviço conta a função de avanço automático, em que a plataforma mostra a mensagem anterior ou próxima (de acordo com as configurações escolhidas) àquela que foi deletada. Você pode escolher se deseja ir para a próxima conversa ou para a anterior na seção "Geral" da página Configurações.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.