Todo usuário de computador já deve ter passado pela incômoda situação de perder algum arquivo ou tarefa em andamento, na maioria das vezes por algo repentino - como uma queda de energia, por exemplo. Para a nossa sorte, os sistemas operacionais dispõem de um recurso bastante útil para essa situação: restaurar as últimas atividades executadas em programas específicos no dispositivo.

Mesmo que não exista um único aplicativo para voltar automaticamente a 100% da sessão anterior após a máquina ser desligada repentinamente, há uma função no Windows que cumpre esse papel. Abaixo, mostramos como acessá-la. 

Para voltar a todos os programas abertos anteriormente, pesquise por "Opções de Explorador de Arquivos" na busca do sistema. Na aba "Modos de Exibição", habilite a caixa "Restaurar janelas de pastas anteriores no logon". Com isso, das próximas vezes que você ligar seu PC, o Windows vai restaurar por completo a sessão anterior da última vez que você utilizou o computador.

Agora, para adicionar programas específicos (ou todos eles) nesse esquema, o procedimento é um pouco mais demorado, sendo preciso adicionar manualmente cada serviço na pasta "Inicializar". Abra o programa Executar e digite o comando "Shell:startup" ou abra qualquer pasta e siga o caminho "C:" > "Users" > "(seu nome de usuário)" > "AppData" > "Roaming" > "Microsoft" > "Windows"> "Menu Iniciar" > "Programas" > "Inicializar".

Qualquer programa dentro dessa pasta abrirá automaticamente toda vez que você reiniciar o Windows, então basta arrastá-los para ela.

Cupons de desconto TecMundo: