Como transformar vídeos em GIFs para o WhatsApp

1 min de leitura
Imagem de: Como transformar vídeos em GIFs para o WhatsApp

O WhatsApp incluiu recentemente o suporte a imagens no formato GIF nos seus aplicativos para Android e iOS, mostrando a figura animada sempre que você compartilha o link de um GIF, por exemplo.

Mas uma função ainda mais bacana é a possibilidade de transformar qualquer vídeo gravado por você (ou que esteja salvo na memória do seu smartphone) em um GIF e compartilhá-lo com os amigos. O processo não complicado, mas nós preparamos este tutorial para deixar tudo ainda mais simples.

Antes de tudo, é importante ressaltar que esta técnica só funciona em vídeos de seis segundos ou menos. Se o vídeo tiver mais de seis segundos, você pode cortá-lo usando o próprio editor do WhatsApp. Continue acompanhando para saber como fazer isso.

Criando os GIFS no Android

Quando estiver em uma conversa, toque no botão de anexo (o clipe) e selecione a "Galeria".

Depois, escolha a aba "vídeos" para ver todos os vídeos salvos no aparelho e selecione o arquivo que você deseja transformar em GIF.

Nesta tela, perceba que há o ícone de uma câmera no canto superior direito. Toque nele para converter o arquivo em GIF. Se o vídeo for muito longo, o ícone não vai aparecer. Neste caso, você precisa usar a linha do tempo para editá-lo e deixá-lo com menos de seis segundos.

Quando você tocar no ícone, ele vai mudar e exibir o nome GIF. Agora, é só adicionar uma legenda e tocar no botão de enviar. Pronto! Seu vídeo foi enviado como um GIF.

Criando os GIFs no iOS

O processo para quem tem iPhone é bem parecido. As únicas mudanças vão ser por conta da linguagem de design do sistema operacional. Para começar, abra uma conversa e toque no botão  de "+" para anexar arquivos. Depois, selecione a opção "Fotos e Vídeos".

No Rôlo da Câmera, escolha o vídeo que você quer transformar em GIF. Lembre-se que ele não pode ter mais de seis segundos ou precisará ser editado

Por padrão, o ícone de câmera (representando o vídeo) estará marcado em azul. Toque na palavra GIF para fazer a conversão e envie a imagem.

A limitação mais evidente desta opção é o tempo máximo de seis segundos para cada vídeo. Apesar disso, é possível editar o arquivo para mostrar apenas o trecho mais importante de ser compartilhado. De qualquer forma, é mais uma maneira de manter o contato com os amigos no WhatsApp.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.