'Fure a fila': veja como instalar o Android 7.0 Nougat agora em seu Nexus

3 min de leitura
Imagem de: 'Fure a fila': veja como instalar o Android 7.0 Nougat agora em seu Nexus
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A distribuição oficial do Android 7.0 Nougat começou a ser feita nessa segunda-feira (22) pela Google. Como destaques da nova versão do robozinho verde estão funções como o multitarefa em tela dividida, o suporte a mecanismos aprimorados de Realidade Virtual (RV) e também a possibilidade de uso de aplicativos sem a necessidade de realização do download do serviço via Google Play (saiba mais).

Conforme publicado ainda pelaGigante das Buscas”, não apenas desenvolvedores, mas também consumidores finais e quem está inscrito no “Android Beta Program” terão desta vez a oportunidade de testar o update, que tem sido disponibilizado aos poucos via OTA (Over-the-air).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste primeiro momento, aparelhos da linha Nexus e tablets Pixel C estão sendo agraciados pela chegada do Android Nougat – o código do novo Android já foi disponibilizado às principais fabricantes, então a liberação dessa versão do sistema deverá chegar em breve aos demais dispositivos.

É claro: você pode esperar a chegada do novo Android mantendo seu aparelho conectado a uma rede WiFi, sem forçar o update

Após a atualização, o recuso multitarefa com tela dividida já deve estar funcionando

Atualize agora!

Mas que tal “furar a fila” e instalar agora a última versão do Android em seu smartphone ou tablet compatível? Veja como é fácil realizar sua inscrição no Android Beta Program para “forçar” o download do Android 7.0 Nougat.

Uso de apps sem a necessidade de fazer o download via Google Play é um dos destaques

Neste momento, são compatíveis com a primeira leva da distribuição os seguintes aparelhos:

  • Nexus 6
  • Nexus 5X
  • Nexus 6P
  • Nexus 9
  • Nexus Player
  • Pixel C
  • Android One

Durante os nossos testes, um Nexus 6 foi usado (veja a análise completa desse aparelho aqui).

Aparelhos da linha Nexus já podem baixar a atualização

Backup

Ao realizar sua inscrição no programa Android Beta, as versões de pré-lançamento do Android serão sempre disponibilizadas ao seu aparelho. Significa que problemas de desempenho de software podem ocorrer – se você desativar o programa enquanto seu mobile estiver rodando uma versão Beta, todos os seus dados, inclusive, serão apagados.

Faça o backup dos seus dados pessoais para evitar qualquer complicação

Vamos listar o procedimento que resulta no download do Android 7.0 Nougat, que é a versão pública e, portanto, final e supostamente estável do OS. Ainda assim, eventuais bugs podem ocorrer, e é por isso que sugerimos o uso de serviços de backup antes que qualquer um dos comandos listados abaixo seja executado. Apps como Google Drive ou OneDrive podem ser usados, por exemplo.

Atenção: se você desativar o programa enquanto seu mobile estiver rodando uma versão Beta, todos os seus dados serão apagados

Lembrando que, é claro, você pode também esperar a chegada da mais recente atualização mantendo seu aparelho conectado a uma rede WiFi, sem forçar o update.

Faça sua inscrição no Android Beta Program

1 - Clique aqui e, na página do programa Android Beta, informe sua conta Google. Selecione seu aparelho, clicando em “Inscrever dispositivo”, e leia os termos do contrato. Para confirmar a inscrição, concorde com os termos e então aperte o botão “Participar da versão beta”.

O "Nexus 9" mencionado acima é ilustrativo, pois já possuímos cadastro no programa Beta

2 - Feito isso, um alerta de confirmação da inscrição será exibido: para verificar a disponibilização da mais recente atualização acesse Configurações > Sobre > Atualização do Sistema.

Clique em "Verificar atualizações" para checar os mais recentes updates

Pronto! Agora, basta esperar a chegada do update (que pode demorar até 24h ou em questão de segundos, como no nosso caso). O que você achou da mais nova versão do Android?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.