Como converter vídeos para assistir no celular

2 min de leitura
Imagem de: Como converter vídeos para assistir no celular

Com a popularização dos aparelhos celulares e o surgimento de novos sistemas operacionais, não é de se estranhar que alguns formatos de áudio e vídeo ficaram mais conhecidos dos usuários. A extensão MP4, por exemplo, passou a ser mais notada depois que Apple adotou o codec na quinta geração do iPod.

O problema de tantos formatos diferentes é conseguir assistir no celular aos vídeos baixados para o HD. Para tornar o processo mais simples, criamos este tutorial completo, ensinando o usuário a converter seus arquivos para os formatos utilizados nos diversos modelos e marcas de aparelhos portáteis.

Pré-requisitos

Os passos desse tutorial foram criados com base no conversor de arquivos FormatFactory. A escolha do aplicativo se deve ao fato de ele suportar uma grande variedade de formatos de entrada e saída, o que torna a ferramenta própria para a maioria dos usuários. Clique no botão abaixo para baixar o programa.

Além do FormatFactory, existem outras aplicações para conversão de vídeo muito bem conceituadas entre os usuários. Confira a seguir uma lista com diversas alternativas de aplicativos para transformar seus arquivos multimídia, a fim de que possam ser reproduzidos em diversos aparelhos.

Mãos à obra

Do computador

Com o FormatFactory, é possível converter apenas arquivos que já tenham sido baixados para o disco rígido do seu computador. Para dar inicio ao processo, escolha na coluna mais à esquerda da interface a opção “Todos para Dispositivos Móveis”, normalmente exibida por primeiro.

Uma nova janela será mostrada, a qual permite que o usuário escolha o dispositivo no qual você deseja visualizar o arquivo a ser convertido. Nokia, Philips, Sony, Apple, Motorola e SonyEricsson são alguns dos fabricantes que podem ser encontrados na lista.

Cada uma das opções traz um “+” ao lado, o qual permite que o usuário acesse diferentes modelos de aparelhos e outros formatos de arquivo. Ao selecionar um fabricante, as opções presentes na parte mais à direita da tela são alteradas, a fim de se encaixar nas especificações apropriadas para a extensão desejada.

Depois de escolher a opção correta, clique em “Ok” e aguarde alguns instantes. Outra janela será exibida, na qual você pode escolher os arquivos que deseja converter. É possível inserir cada vídeo individualmente, clicando em “Adicionar Arquivo”, ou selecionar pastas inteiras com o conteúdo a ser convertido, escolhendo a opção “Adicionar Pasta”.

Para escolher o diretório no qual os arquivos de saída serão gravados, clique no botão “Browser”, presente no final da tela. Com todos os vídeos adicionados e configurados, clique em “OK” para prosseguir.

De volta à tela inicial do programa, verifique se todos os arquivos selecionados estão presentes na lista exibida. Agora é só clicar no botão “Iniciar”, localizado na barra de ferramentas do FormatFactory, e aguardar até que a conversão seja finalizada.

Do YouTube

Também é possível converter vídeos para as extensões suportadas pelos celulares diretamente de portais como o YouTube. Alguns serviços como o Converta funcionam diretamente no navegador; o usuário só precisa copiar o link do conteúdo desejado e escolher o formato com o qual o vídeo deverá ser salvo.

Embora seja uma boa alternativa, o serviço pode apresentar picos de lentidão, levando muito mais tempo para baixar o arquivo desejado. Nesses casos, o uso de aplicativos similares pode ser uma boa saída.

O Baixaki possui uma lista enorme de ferramentas para fazer o download de portais de vídeo. Os mais conhecidos são o aTube Catcher e o VDownloader; ambos permitem que o usuário escolha o formato do arquivo de saída. Dessa forma, você já faz o download do vídeo já com o formato certo para assisti-lo no celular.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.