Discador travando? Veja como baixar o app Telefone da Google em seu Android

2 min de leitura
Imagem de: Discador travando? Veja como baixar o app Telefone da Google em seu Android
Imagem: HatchMFG
Avatar do autor

Equipe TecMundo

São vários os motivos que podem levar um usuário a instalar ROMs alternativas em seu celular: por executarem funções associadas às “entranhas” do sistema, as versões reformuladas do Android podem prestar serviços ideais a usuários que buscam um ambiente gráfico personalizado. Aplicativos específicos para navegação online, reprodução de músicas ou monitoramento da saúde também chamam atenção de quem não abre mão da TouchWiz ou da interface dos dispositivos Xperia, por exemplo.

De todo o modo, a customização do sistema por parte das fabricantes acaba por gerar entraves de desempenho, uma vez que a versão original do Android, da forma como foi projetada pela Google, não mais é executada por padrão, enquanto stock ROM. Atividades cotidianas podem então ser comprometidas devido à execução truncada de serviços como agenda, mensageiro ou teclado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Linha Nexus conta com apps originais da Google

Neste tutorial, você vai aprender a instalar o aplicativo de telefone desenvolvido pela própria Google, o que deve garantir objetividade e segurança durante o uso do dialer para a realização de chamadas. Outros serviços originais para o Android também podem ser instalados através da Google Play, conforme listado ao final deste tutorial.

Atenção: este passo a passo é destinado a usuários iniciantes do Android.

Pré-requisito

A instalação do app Telefone requer o Android 6.0 Marshmallow – a versão pode variar de acordo com o dispositivo.

Download e instalação

O download do app Telefone pode ser feito gratuitamente através da Google Play: clique neste link, selecione o aplicativo de loja da Google para executar o acesso à página e então clique em “Instalar”.

Se o aplicativo não for exibido pela Google Play, uma alternativa é baixar o APK do serviço: acesse esta página e clique em “Download APK” (consulte um tutorial completo sobre como instalar de modo seguro arquivos APK em seu Android aqui).

Seleção de favoritos e importação de contatos são outros dos recursos do app

Feito isso, o ícone do serviço, simbolizado por um telefone em azul, logo deverá aparecer em sua Área de trabalho. Pronto! Agora, todas as suas ligações poderão ser feitas através do dialer oficial da Google, independente da ROM usada.

Dentre as principais funcionalidades do telefone estão identificação de ligações recebidas, bloqueio de chamadas e envio de mensagens prontas por meio de apenas alguns toques.

Mensagens prontas podem ser enviadas aos seus contatos

Importante: alguns recursos da versão 2.5.12_rc9 estão disponíveis somente para aparelhos Nexus, Android One e Google Play Edition (com Android 6.0 Marshmallow ou versões superiores).

Mais serviços oficiais da Google

Que tal instalar, ainda, aplicativos oficiais da Google para execução de tarefas cotidianas? Clique aqui e não somente baixe Agenda, Google Fotos, Teclado do Google ou Calculadora, mas aprenda também a deixar o visual de seu Android semelhante ao de um Nexus!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.