Como localizar e deletar os arquivos duplicados do seu computador

1 min de leitura
Imagem de: Como localizar e deletar os arquivos duplicados do seu computador

Você se considera um internauta organizado? Mesmo que a resposta seja positiva, é bem provável que o disco rígido de seu computador esteja cheio de arquivos duplicados — ou seja, o mesmo documento existe em mais de um diretório, ocupando preciosos megabytes de espaço no armazenamento total do componente. Isso é perfeitamente normal e acontece sobretudo em máquinas com maior tempo de uso.

É óbvio que não há o menor sentido em ficar vasculhando manualmente, pasta por pasta, até encontrar todas as réplicas que eventualmente se alojaram em algum canto escuro de seu PC. Nesses casos, o mais recomendado é usar um programa próprio para tal finalidade, como o dupeGuru. Trata-se de um software completamente gratuito e que possui muitos anos de tradição — ele existe desde 2004 e ainda se prova bastante eficiente.

Você pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui (para Windows) ou aqui (para MacOS 10.6). O programa é simples e intuitivo: ao abri-lo, clique no botão “+” para adicionar as pastas que você deseja vasculhar. Em seguida, clique em “Scan” para que o dupeGuru faça a sua mágica. Depois de alguns minutos (depende do tamanho dos diretórios selecionados), o utilitário exibe uma lista com as réplicas encontradas.

 

Selecione os documentos que você deseja excluir, e, através do menu “Actions”, escolha a opção “Send Marked to Recycled Bin”. Os arquivos serão enviados para a Lixeira, e, caso você queira, poderá visitar tal diretório para deletá-los de forma permanente.

Também é possível mover (“Move Marked to”) ou copiar (“Copy Marked to”) as réplicas selecionadas para outra pasta, tal como abri-las através de seu software predileto (“Open Selected with Default Application”) para conferir manualmente se o documento é realmente desnecessário ou não.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.