Tutorial: como redimensionar GIFs através de um serviço online e gratuito

1 min de leitura
Imagem de: Tutorial: como redimensionar GIFs através de um serviço online e gratuito

Encontrou aquele GIF maroto, perfeito para finalização de um meme potencialmente viral, mas a resolução do arquivo está alta ou baixa demais? Pois redimensionar a imagem animada é tanto rápido quanto fácil. Neste artigo, você vai aprender a usar um serviço online e gratuito dedicado, justamente, à edição das dimensões de GIFs.

Vale observar que nenhum software acessório precisa ser usado; basta, assim, ter o arquivo que deverá ser modificado à disposição e acessar o site que possibilita, também, a criação de GIFs e a conversão de vídeos para GIFs, por exemplo. Neste tutorial, usamos a ferramenta EZGIF (outras alternativas podem ser consultadas aqui).

Acesse o site e selecione seu GIF

Acesse o site de EZGIF através deste link e, na página aberta, selecione a opção “Gif Resize”. Em seguida, clique sobre o botão “Escolher arquivo”, abra a imagem hospedada em seu PC e carregue o GIF em “Upload!”.

É possível, ainda, colar a URL de uma imagem encontrada online em “OR paste image url” para que o redimensionamento do arquivo possa ser feito.

Edite seu GIF

É possível também adicionar efeitos aos GIFs que terão suas dimensões reformuladas. Alterar a velocidade de reprodução, adicionar textos ou até mesmo cortar parte da imagem são outros recursos de edição que ficam à disposição de internautas que desejam customizar o arquivo (clique sobre as abas “Crop”, “Effects” ou “Speed” para fazer as alterações disponíveis).

Altere as dimensões da imagem

Feito o upload e aplicados os efeitos, é suficiente então redimensionar a imagem de acordo com as suas necessidades – é possível tanto informar a quantidade de pixels que deverá compor as dimensões do GIF quanto alterar a porcentagem do redimensionamento através da caixa de edição. Aperte “Enter” ou “Resize it!” para iniciar o processo.

Nota: as dimensões complementares para os casos em que apenas a altura ou a largura são informadas passam a ser aplicadas proporcional e automaticamente.

Salve o arquivo

Pronto! Agora, basta clicar em “Save” para que a imagem seja baixada por seu navegador (consulte as preferências de download do seu browser e acesse a pasta responsável por armazenar os arquivos baixados para encontrar o GIF redimensionado).

...

Quais ferramentas você usa para editar imagens e criar memes? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.