(Fonte da imagem: Divulgação/Toyota)

O carro do futuro terá um visual bastante diferente, vai aposentar as chaves e ser fiel ao dono – isso se depender do que foi apresentado pela Toyota na feira de protótipos CEATEC 2012. A atração principal da empresa é o Smart INSECT (Information Network Social Electric City Transporter), um conceito que, de portas abertas, lembra bastante uma joaninha pronta para levantar voo.

Mas não é nem o fato de ele ser elétrico ou ter um tamanho reduzido (e estreito, já que há espaço apenas para o motorista) que se destacam na apresentação, mas sim o apanhado de tecnologias utilizadas no carro.

Para começar, antes de alguém sentar no único banco do carro, sensores frontais usam uma tecnologia de reconhecimento facial para reconhecer o motorista quando ele se aproxima do veículo. Como saudação, ele pisca os faróis, ajuda você a abrir a porta e exibe mensagens como “Hello!” no painel.

Já a voz da pessoa, quando identificada, libera uma série de comandos pré-programados que incluem rotas mais usadas ou funções favoritas, como ligar o rádio e o ar-condicionado. É possível ainda usar o smartphone para navegar entre funções do carro. Como qualquer conceito, entretanto, ele ainda não tem data para sair do papel.

Fonte: EarthTechling

Cupons de desconto TecMundo: