Como funcionava uma tela sensível ao toque em 1982? [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Como funcionava uma tela sensível ao toque em 1982? [vídeo]

Você consegue imaginar o mundo sem telas sensíveis ao toque? Pois era assim que a tecnologia existia no passado. Nada distante, afinal de contas nós só vimos a popularização das interfaces touchscreen no final da década passada. Mas é preciso dizer que elas já existiam comercialmente — de maneiras relativamente primitivas — desde a metade da década de 1970.

No entanto, foi nos anos 80 que as possibilidades relacionadas ao assunto começaram a ser exploradas. Um exemplo bem interessante está no vídeo postado no topo desta notícia. Ele foi extraído do programa Tomorrow’s World (Mundo de Amanhã, em português), que era exibido no canal britânico BBC. A exibição aconteceu em 1982 e mostrou uma tela sensível ao toque em pleno funcionamento.

Ao contrário do que temos hoje, aquela tela só reconhecia os movimentos de um dedo. E esqueça os pixels individuais, pois tudo acontecia em matrizes muito menos complexas. Além do aplicativo de desenho e de um “jogo da velha”, também foi demonstrada outra possibilidade das interfaces. Você pode conferir mais detalhes sobre isso no final do vídeo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.