BendDesk: a nova aposta da computação touchscreen

1 min de leitura
Imagem de: BendDesk: a nova aposta da computação touchscreen

Um projeto, criado por The Media Computing Group da RWTH Aachen University, é uma nova aposta no campo da computação touchscreen. Trata-se de uma superfície curva que permite o controle por toques.

A superfície é montada com base em um conjunto de dois projetores, três câmeras e vários circuitos de LED. São estes LEDs que emitem sinais luminosos, a cada vez que algum dos dez pontos de pressão forem pressionados. Já as câmeras são responsáveis pela captação dos movimentos e os projetores, pela exibição das imagens.

Sendo multitouch, o BendDesk suporta até dez toques simultâneos, o que garante a usabilidade de dois usuários em um mesmo momento ou de um usuário com todos os dedos das mãos. Rodando jogos e aplicativos de organização de mídia, ele utiliza um sistema operacional próprio, mas nada impede que no futuro sejam feitas compatibilizações com outros sistemas.

Funcionamento da superfície

Fonte: RWTH Aachen University

Como pode ser visto no vídeo, o BendDesk não utiliza os conceitos habituais de computação, com teclado e mouse sobre a mesa e tela em angulações de 90 graus. Tudo é tela e tudo é “teclado”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.