NEC demonstra tela sensível ao toque com efeito tátil

1 min de leitura
Imagem de: NEC demonstra tela sensível ao toque com efeito tátil

Uma das grandes reclamações de quem usa dispositivos com tela sensível ao toque é a ausência de sensação tátil, ou seja, não é possível diferenciar, pela ponta do dedo, um elemento de outro na tela. Mas agora a multinacional japonesa NEC, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Tóquio, apresentou um protótipo do que vem a ser a sua solução para o problema.

A Diginfo publicou o vídeo de um conceito de painel que fornece um feedback direcional e tátil para quem estiver usando a tela, fazendo com que a superfície do display se mova sutilmente ao ser acionada. A sensação produzida é parecida com a de quando você toca um objeto real, fazendo com que a pessoa possa perceber onde está localizado tal elemento.

Hoje, a maior parte dos smartphones vibra quando um botão é acionado pela tela sensível ao toque. Apesar de eficiente, essa técnica não é capaz de sugerir onde está exatamente o objeto acionado, já que o aparelho todo vibra. Nessa demonstração, ao empurrar uma bola virtual, por exemplo, a tela se move na direção contrária. Para deixar tudo mais real, a força do movimento varia de acordo com a velocidade do gesto. Assista ao vídeo acima para ver o protótipo em funcionamento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.